“Tenho (matrizes) F1 Brangus e Senepol. Qual a melhor opção (para cruzamento): Braford, Caracu ou Brahman? Eu quero segurar as fêmeas e vender os bezerros desmamados”, indagou o criador Carlos André, de Orizona, no estado de Goiás.
O especialista em cruzamento industrial Alexandre Zadra, zootecnista, autor do blog Crossbreeding e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, esclareceu a situação para o criador goiano.
“Você com essas meio-sangue Senepol x Nelore ou Brangus x Nelore tem animais rústicos. Senepol e Nelore são animais 100% tropicais, e o Brangus na Nelore é um animal 31% europeu e 69% tropical, ou seja, são animais muito adaptados ao nosso calor e ao nosso clima”, contextualizou.
“Dentre Caracu, Braford ou Brahman, que você colocou, o que usar sobre essas vacas F1? Eu escolheria ou Braford ou Caracu”, antecipou Zadra.
“Eu não usaria nessas novilhinhas que não têm cupim o Brahman por problema de parto”, ponderou o especialista, “mas também dá ótimos bezerros em uma vaca meio-sangue, em uma vaca cruzada. O Brahman sempre dá muito peso”, completou.
+ Brahman imprime “carcaça super pesada” em cruzamento com o gado brasileiro
“Agora como você precisa aproveitar a fêmea, o Caracu é uma ótima raça para você usar, ou mesmo o Braford, que o pelo vai ser zero”, detalhou.
Leia também:
+ Como evitar problemas de parto em novilhas F1?
+ Vou ter problemas de parto cruzando novilhas Nelore com touro Senepol?
+ Parto fácil, melhor tricross, adaptação: veja dicas de cruzamento de gado de corte
Qual é a sua dúvida sobre cruzamento para gado de corte? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
A resposta completa do zootecnista está disponível pelo vídeo a seguir:
Fotos ilustrativas: Reprodução / Crossbreeding