Bonsmara: touro vai bem em fêmeas meio-sangue Senepol e Nelore?

Confira as dicas do zootecnista Alexandre Zadra sobre o comparativo entre as duas raças

Será que o cruzamento de um touro Bonsmara vai bem em fêmeas meio-sangue Senepol e Nelore? A dúvida é do telespectador Alan, no município de Resende (RJ).

Ele escreveu ao Giro do Boi e perguntou se poderia aproveitar as fêmeas desse acasalamento como matrizes e qual raça touro poderia cruzar com essas fêmeas de cruzamento triplo (tricross) Nelore, Senepol e Bonsmara.  

As dúvidas foram esclarecidas no quadro Giro do Boi Responde desta quarta-feira, 3. Quem respondeu foi o zootecnista Alexandre Zadra, especialista em genética e cruzamento industrial de bovinos e autor do blog “Crossbreeding”.

Para Zadra, o cruzamento do touro Bonsmara e com as fêmeas meio-sangue Senepol e Nelore é muito bem-vindo.

“Essa fêmea meio-sangue Senepol Nelore é 100% tropical. Quando se usa o Bonsmara sobre ela, são gerados animais muito adaptados e com pelo zero”, diz Zadra.

Cruzamento com as fêmeas Senepol, Nelore e Bonsmara

Para o cruzamento com as fêmeas Senepol, Nelore e Bonsmara, a indicação do especialista em opção de touros bimestiços como exemplares das raças Braford ou Santa Gertrudis.

Dessa forma, se consegue um bom choque de sangue para produção de animais com muita adaptabilidade.

Tem dúvidas também? Mande sua pergunta

Participe do programa e mande sua dúvida sobre cruzamento industrial e demais dúvidas que você tiver na lida da fazenda.

Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Sair da versão mobile