Será que o cruzamento de vacas Bonsmara e touros Jersey dão filhos bons para a produção de carne e leite? A dúvida veio do pecuarista e telespectador Alexandre Rodrigues de Souza, do município de Crixás (TO).
O esclarecimento foi um dos destaques do quadro Giro do Boi Responde desta terça-feira, 28. Quem tirou a dúvida foi o zootecnista Guilherme Marquez, gerente de Produto Leite da Alta Genetics do Brasil.
Segundo o especialista, o Bonsmara é uma raça sintética de origem africana mas que tem em sua base de formação sangue de raças taurinas. O cruzamento do Bonsmara com Jersey não será muito produtivo de leite, apenas no corte.
Ao invés do Bonsmara, o produtor poderia apostar em raças como o Gir Leiteiro, o Guzerá Leiteiro e até mesmo o Girolando, segundo Marquez.
“O Bonsmara é uma raça de corte. Quando se faz cruzamentos com ela não vamos ter a produção de leite tão grande. O melhor seria usar essas fêmeas como receptoras de embriões de Girolando, para fazer a vaca de leite que você tanto quer”, diz o especialista.
Tem dúvidas? Mande sua pergunta
Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre genética para produção leiteira, cruzamento industrial ou demais dúvidas que você tiver na fazenda. Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.