Ração para vaca de cria: três dicas para usar milho com sabugo na dieta do gado

Criador mineiro que usar milho com sabugo e sem palha na ração para seu gado de cria e evitar o emagrecimento do rebanho; veja dicas do zootecnista

Conforme escreveu ao Giro do Boi Responde, o criador Antônio Freitas, de Franciscópolis-MG, tem uma dúvida sobre ração para vaca de cria. Ele quer saber como aproveitar o milho com sabugo, sem a palha, para evitar que o gado emagreça.

Quem atendeu o criador foi o zootecnista Tiago Felipini, consultor da Alcance Planejamento Rural. De antemão, o especialista destacou três dicas.

COMPOSIÇÃO DA RAÇÃO PARA VACA DE CRIA

“Primeiramente: fazer uma ração com 90% de concentração desse milho. O restante você coloca um núcleo mineral, uma ureia. Vai ficar bem proteica a ração. E, se sobrar espaço, você pode colocar um pouco de soja, DDG, outros nutrientes proteicos, como farelo de algodão sem casca”, recomendou Felipini.

TRATO DIÁRIO

Em seguida, o zootecnista falou sobre a quantidade ideal da ração para vaca de cria na dieta dos animais. “A segunda dica: se você estiver com muito pouco pasto, você tem que usar dose alta dessa ração. Você deve usar 1% do peso vivo. Se são vacas de 15@, ou seja, 450 kg, a sua dose diária vai ser de 4,5 kg por vaca”, calculou.

ATENÇÃO COM OS DIAS CHUVOSOS

Por último, o especialista lembrou que o trato deve mudar nos dias de chuva. “Você vai abaixar a dose em dias chuvosos. Você deve colocar 50% (do volume normal) se a chuva parar no meio do dia. Se não parar, você pula o dia e coloca no dia seguinte”, orientou.

Além disso, Felipini recomendou o que o criador deve fazer se o tempo ficar fechado por muitos dias. “Se ficar vários dias chovendo, você coloca metade da dose logo cedo. A gente chama de meia dose. Os animais vão estar com muita fome e vão comer essa ração rapidamente. Por isso não tem problema molhar. Mas quando forem dias estiados, de sol a pino, você pode colocar a quantidade total”, concluiu.

ENVIE SUA PERGUNTA

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre nutrição. Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Por fim, assista pelo vídeo a seguir a resposta completa do zootecnista sobre ração para vaca de cria:

Foto ilustrativa: Sandra Brito / Reprodução Embrapa

Sair da versão mobile