No Giro do Boi desta quinta-feira, 16, recebemos no estúdio, ao vivo, o médico veterinário, PHD em ciência animal por uma universidade de Ohio, EUA, Leandro Cruppe. Gerente da área de bovinos de corte da maior central de coleta, processamento e distribuição de sêmen do mundo, a Select Sires, o especialista esteve no programa para comemorar os excelentes números obtidos com o mercado de IATF no Brasil. Às vésperas da estação de monta, Cruppe nos contou um pouco da história da companhia, que nasceu em 1.969 através de uma cooperativa de criadores norte-americanos, e se expandiu para todos os continentes. No Brasil, a empresa chegou em 2011 e, em apenas 10 anos, conseguiu uma boa fatia do mercado de sêmen bovino já que a Select tem no seu portfólio uma bateria de mais de 2.800 touros, de corte e leite, com genética disponível.
Focada principalmente em gado de leite e animais de corte taurinos, as raças zebuínas fizeram com que a companhia também investisse na raça Nelore, maior rebanho brasileiro, e o resultado foi surpreendente. “As vendas de sêmen de Nelore hoje superaram a comercialização de genética de gado Holandês e de Angus”, disse. Uma das justificativas é a valorização da reposição e de animais gordos, além da necessidade do Brasil aumentar a produção de carne para atender a demanda mundial por proteína vermelha. Outro ponto importante citado pelo especialista é o fato da genética brasileira de gado de corte não ser mais sazonal, ou seja, o criador tem inseminado seus animais o ano todo em busca de uma melhoria contínua da produtividade dos seus respectivos rebanhos.
A Select Sires também atende ao maior e melhor programa de carne de qualidade do planeta, a Swift Black, estabelecida no Estado de Goiás, administrada pelo Grupo JBJ. Cruppe disse que atende todas as propriedades próprias do grupo, além dos mais de 40 produtores parceiros da marca, e que fornecem novilhas e garrotes para o programa. “Temos orgulho de ser fornecedores da melhor genética mundial para o melhor carne do planeta (eleito internacionalmente várias vezes) e que também é o maior programa de carne premium quando falamos de um único lugar de produção”, acrescentou. Na ocasião, o especialista apresentou uma bateria de touros da central, com sêmen disponível, e que pode ajudar o criador a melhorar a genética do rebanho, não só para produção comercial de carne, mas no aprimoramento do rebanho de matrizes.
Confira a entrevista completa no link abaixo: