O Giro do Boi Responde desta segunda, 14, atendeu o criador Werlisglon Calacio, de Cocalzinho-GO. Conforme disse em sua mensagem, ele disse que cria gado mestiço para corte em seus 40 alqueires e quer se especializar na criação de Nelore. Agora, ele quer ajuda para saber por onde começar e quais seriam eventuais custos.
Quem ajudou Werlisglon foi o zootecnista Ricardo Abreu, gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. Segundo o especialista, o criador vai agregar valor ao seu rebanho transformando o gado mestiço para corte em Nelore. “Porque se o gado não tem lastro, se é um gado mestiço, e aí você disponibiliza todo o manejo nutricional, sanitário e gestão, você tem […] condições de utilizar um animal de genética superior”, justificou.
PRIMEIROS PASSOS
Para transformar o rebanho de gado mestiço para corte em Nelore, o zootecnista revelou que o pecuarista deve buscar animais com registro e avaliação genética. “Assim, com certeza você vai agregar valor dentro da sua gestão do seu negócio”, sustentou.
O investimento, conforme apontou Abreu, é relativo, pois varia regionalmente. O especialista orientou o pecuarista a buscar os escritórios regionais da ABCZ, onde receberá o suporte técnico e administrativo para a criação de um rebanho Nelore PO.
Depois disso, o pecuarista vai começar a fazer a aquisição de animais, como matrizes PO. “Nós temos vários leilões conduzidos por grandes parceiros de Goiás, diretamente pelas lentes do Canal Rural”, disse, por exemplo, o gerente de fomento da ABCZ.
Nesse sentido, Abreu disse que o escritório mais próximo ao pecuarista, que pode lhe ajudar com o objetivo de transformar o gado mestiço para corte em rebanho Nelore, está em Goiânia. “Você se associando, com certeza, o nosso técnico de campo do escritório técnico regional de Goiânia vai dar esse suporte técnico e comercial. Então agregue valor na sua produção investindo e criando Zebu PO. No seu caso, no caso do Nelore PO”, disse em conclusão.
ENVIE A SUA DÚVIDA
Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta sobre zebuínos. Mande pelo link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
Por fim, assista a resposta completa do especialista pelo vídeo abaixo: