O produtor Manoel de Deus Correia, de Ipameri, no estado de Goiás, enviou sua dúvida sobre formação de pastagem para equinos ao Giro do Boi. “Estive lendo a matéria a respeito da melhor gramínea a ser plantada em morro (relembre no link abaixo). Ocorreu, porém, uma dúvida: a Brachiaria decumbens, em que pese ser a melhor gramínea para conter erosão, não é palatável aos equinos. Qual seria a sugestão de outra pastagem a ser plantada em encosta de morro (área de alta declividade), que ajude a conter a erosão e que tenha boa aceitabilidade pelos equídeos?”.
+ Qual espécie de braquiária vai bem em áreas de morraria?
O programa buscou a orientação dos médicos veterinários Ricardo Moraes e Mário Duarte, consultores da All Horses Nutrição, para atender o produtor no quadro Giro do Boi Responde.
“Além de não ser palatável, a braquiária tem a relação cálcio x oxalato invertida e não é legal para os cavalos. Vai fazer mal”, ponderou Ricardo Moraes.
“Vai dar um quadro de descalcificação. Os cavalos vão aparecer com a cara inchada e os potros podem ter problema nos joelhos. Então é legal que não se use a Brachiaria como pastagem para os cavalos”, completou Mário Duarte.
+ Por que as braquiárias não são recomendadas para os cavalos?
O veterinário Ricardo Moraes esclareceu, nesse caso, qual o melhor capim. “O ideal para você utilizar na encosta do morro são pastagens do gênero Cynodon dactylon” informou.
“Elas são conhecidas como Coast Cross, Tifton, o Jiggs, Florakirk. São capins ideais para o cavalo e são capins que fecham muito bem no solo, vão servir muito bem para segurar erosão”, detalhou Duarte.
“Se seu cavalos estiverem em cima dessa pastagem, vai ser um grande benefício que você vai estar trazendo para eles. Além da relação mineral ser muito boa, são capins totalmente palatáveis para os cavalos”, concluiu Moraes.
Leia também:
+ Que capim plantar para os cavalos na minha fazenda de terreno pedregoso?
+ Conheça os capins que podem matar cavalos e como manejá-los corretamente
+ Massai: o capim que pode matar cavalos
Qual é a sua dúvida sobre manejo de equinos? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
Confira no vídeo a seguir a resposta completa dos especialistas: