O telespectador Pablo Samir, pecuarista em Utinga, na Bahia, enviou sua pergunta ao Giro do Boi. Ele revelou que pretende comprar 50 novilhas com cerca de dez arrobas cada para criar em uma capineira de cerca de cinco tarefas (unidade de medida que varia conforme a região. Na Bahia, a convenção é que cada tarefa tem 4.356 m²) e também quer plantar duas tarefas de palma forrageira. Sua dúvida é como iniciar este projeto de pecuária para que o negócio dê certo.
Quem atendeu o criador foi o Antonio Chaker, zootecnista, mestre em produção animal, consultor e diretor do Inttegra.
“O mais importante quando você inicia um projeto, seja ele de pecuária, seja de agricultura, seja de algum investimento é que você tenha pronto qual é o resultado esperado do projeto. Você pergunta, por exemplo, se você deve começar com 10@ ou com menos arrobas, como deve ser o seu projeto. E eu falo pra você: antes de sair comprando gado, fazendo os investimentos que você está prevendo, primeiro teste o seu projeto no papel. Porque primeiro testando no papel fica mais seguro para você pôr o teu projeto em prática”, aconselhou.
Chaker detalhou como o pecuarista passa sua ideia para o papel. “Como você vai fazer isso? Você vai anotar qual a previsão de receita do seu projeto nos próximos cinco anos e qual a previsão de desembolso, que são os custeios e investimentos para os próximos cinco anos. E aí você vai observar como vai ser comportar o teu caixa e se você, nesse momento, tem todos os recursos necessários para aquele projeto que você desenhou. Pode ser muito bem com dez arrobas, pode ser com sete arrobas, pode ser com doze, desde que na hora que você coloque no papel estes cinco anos de receita e desembolso do projeto, no final você faça uma conta para entender qual foi o resultado acumulado”, explicou.
O consultor apontou qual seria o resultado ideal para que o produtor pense em tirar do papel o seu projeto. “E eu diria que é muito importante que ele dê mais do que 10% ao ano. E o sonho seria que você conseguisse mais do que 15% ao ano no seu projeto. E a partir do momento que você montou os próximos cinco anos de receita e despesa, você consegue fazer na tentativa e erro de quanto tem que faturar e quanto tem que gastar para chegar nos 10%”, apontou.
Segundo Chaker, ao passar sua ideia para o papel, o resultadas das contas tem que ser “sensacional” para que, na prática, seja bom. “Ao longo desses vinte anos de consultoria, nós acompanhamos diversos e diferentes projetos com várias modalidades e que todos eles podem entregar em maior ou menor grau o resultado. Mas que sempre neste teste a boa ideia funciona no papel e fora dele. Infelizmente, às vezes, você tem que testar uma ideia no papel porque, se der errado no papel, você nem vai tirar do papel enquanto não melhorar a ideia. Então prove no papel. Saiba que entre tirar do papel e colocar em prática, tem uma distância. E tende a piorar! Então que ela seja sensacional no papel para que ela seja boa no mundo real”, ponderou.
+ Consultor revela por que a pecuária é o melhor negócio que pode existir
Se você tiver dúvidas a respeito de gestão de pecuária de corte, envie sua pergunta para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
Assista a resposta completa de Chaker no vídeo abaixo: