Quer desmamar um bezerro de 300 quilos? Fazenda de SP explica como

O feito é da Fazenda Cachoeira, em Itaberá (SP). Ela adota a estação de monta invertida e registra quatro desmamas de bezerros por ano

Já pensou desmamar um bezerro de 300 quilos de peso? Saiba que esse feito não é para muitos. Na média, as fazendas de bovinos de corte no País desmamam um gado com cerca de 160 quilos a 180 quilos.

O feito é da Fazenda Cachoeira, em Itaberá, município que fica na porção sul do Estado de São Paulo.

Para fazer com que os animais chegassem nesse patamar de peso, a fazenda apostou numa boa genética, integração com a lavoura, sanidade animal e numa boa alimentação de sua vacada.

O Giro do Boi fez uma visita à propriedade a convite da Vetoquinol Saúde Animal. A reportagem foi ao ar nesta segunda-feira, 22.

Estação de monta invertida

Detalhes da estrutura de curral da fazenda Cachoeira. Foto: Reprodução
Detalhes da estrutura de curral da fazenda Cachoeira. Foto: Reprodução

Aliado a todo trabalho da fazenda, teve outro componente especial: o desenvolvimento de uma estação de monta invertida. Ela permitiu que a propriedade programe quatro desmamas a cada ano.

“A estação invertida começou na fazenda devido às primíparas. Terminávamos a estação de monta e olhávamos que as vacas vazias eram primíparas com sanidade boa e com situação boa de concepção”, diz o Itamar Goulart D’Paula, gerente da fazenda Cachoeira.

O manejo permitiu com que a propriedade passasse o oferecer uma boa safra de bezerro num momento de pouca oferta de gado de reposição nos meses de novembro e dezembro.

Bezerrada de peso

Detalhes do gado de corte da fazenda Cachoeira. Foto: Reprodução

Para se ter uma ideia, a “bezerrada de fundo” da fazenda é de 230 quilos. O peso é muito superior a média nacional.

A média de peso do gado gira em torno de 260 a 280 quilos. No entanto, tem animais que chegam a pesar 300 quilos na desmama.

Uma das chaves para isso foi poder turbinar na alimentação dessa fêmea com um área de pasto muito bem aproveitada.

Integração lavoura-pecuária

A chave para isso foi a integração lavoura pecuária, que além de aumentar a qualidade, permitiu turbinar a produtividade.

“A integração lavoura-pecuária teve um papel fundamental no aumento considerável da taxa de lotação da fazenda”, diz D’Paula.

A fazenda passou a ser mais produtiva e a até fazer com que os ganhos da pecuária fossem mais interessantes do que a agricultura. Confira no vídeo acima a reportagem completa para conferir os resultados da fazenda.

Sair da versão mobile