Que touro deve cobrir vacas Girolando para tirar leite e confinar os bezerros?

Zootecnista sugeriu que pecuarista separe vacas pela curva de lactação para direcionar acasalamentos com raças diferentes conforme o seu desempenho

A pergunta em destaque no Giro do Boi Responde desta sexta, dia 28, foi enviada por Gessiney Rocha, de Brasília, no Distrito Federal.

Quero tirar leite e confinar os bezerros. Qual o melhor cruzamento para Girolando para quem pensa em confinar bezerras e bezerros para cruzamento industrial? Caracu seria uma boa? Eu confino todas as minhas vacas leiteiras”, disse em sua mensagem endereçada à produção do programa.

O especialista no assunto Guilherme Marquez, zootecnista e gerente nacional de produto leite da central Alta Genetics. Marquez sugeriu que o produtor separe parte de suas matrizes para cruzamento com uma raça leiteira para reposição das fêmeas direcionadas para a ordenha e, em outra parte das matrizes menos produtivas, aí sim ele possa usar touros do corte para produzir bezerros adequados para terminação em confinamento.

“A primeira coisa que eu recomendo é fazer uma curva de distribuição de população, ou seja, pegar todas as suas vacas e formar um ranking. (i) Quem é muito boa de leite, (ii) quem está dentro da média de produção de leite e (iii) quem não é tão boa de produção de leite. Quando eu faço essa distribuição, eu posso começar a selecionar quem vai fazer a minha reposição de vacas de leite na fazenda, que provavelmente vão ser essas vacas que estão entre as melhores para produção de leite”, recomendou.

Marquez justificou sua indicação, dizendo que a compra de uma vaca de leite sairá mais cara para o produtor do que produzir um animal de corte para o confinamento. “Por que eu estou falando de reposição de vacas de leite? Porque em algum momento você vai ter que repor. Se você for trabalhar com gado de corte em cima dessas vacas de leite, você vai ter que ter vacas de leite novas entrando algum dia. Você vai ao mercado comprar? Hoje o mercado que vende vaca de leite está também muito bom financeiramente, então você vai acabar pagando muito mais caro numa futura reposição de leite do que você vai vender o seus animais de corte. Então se preocupe em primeiro lugar com isso, a fazer uma curva de distribuição e eleger quem vão ser as suas vacas que vão multiplicar novas vacas de leite”, advertiu Marquez.

O especialista recomendou que raça o produtor deve usar para este fim. “No seu gado Girolando, utilize touros Girolando para você ter essa reposição”, simplificou.

“No restante dos animais, a gente pode trabalhar no seu projeto com animais focados em produção de carne e aí a gente entrar, por exemplo, com a raça Angus, que tem uma precocidade de acabamento de carcaça maior do que as outras e quando cruzado com Girolando, que tem parte zebuína e taurina, ele gera um efeito de heterose muito interessante. Dentro desse conceito, eu também posso usar o Brangus, que vai gerar um resultado muito bom também”, acrescentou.

O zootecnista lembrou que o criador pode usar também animais zebuínos. “No caso de zebuínos entrando nesse projeto seu, você pode usar o Nelore, Tabapuã e pode entrar com Brahman que vai ter resultados também positivos para a gente gerar esse animal de confinamento”, comentou.

+ Brahman imprime “carcaça super pesada” em cruzamento com o gado brasileiro

Marquez destacou quais características desejáveis buscar na hora de escolher o melhor touro dentro da raça. “Quando for para o Nelore, hoje tem muita informação para trabalhar, como peso à desmama, que vai ser o grande fator que você vai olhar, na desmama desses animais, para logo, logo você chegar no confinamento a um animal pronto, preparado para isso, para o seu propósito, que é a produção de carne”, salientou.

+ Vou produzir bons bezerros de corte cruzando vacas Girolando com Nelore?

O especialista teceu comentários também sobre a sugestão contida na pergunta de Gessiney, sobre o uso do Caracu. “Quando eu falo do Caracu, ela é uma raça super interessante, mas o Caracu tem um outro lado muito positivo, que é a sua rusticidade. Como você está trabalhando com confinamento, eu acredito que rapidamente você vai querer fazer venda desses produtos (engordá-los rapidamente). Então eu faria a curva de distribuição de população, nas melhores vacas eu utilizaria touro Girolando com valores de PPA ou GPTA leite altos para fazer minha reposição de vacas de leite. E, no restante, uma raça específica para corte, que são as raças que a gente listou agora nesta resposta. Se for desse jeito, eu acho que você pode ter o sucesso esperando por você”, sustentou Guilherme.

É boa ideia cruzar vaca Girolando com taurino tropical para ter bezerro de corte?

Leia também:

+ Que raça devo cruzar com minhas vacas Girolando para produzir bezerros de corte?

A resposta do especialista pode ser vista na íntegra pelo vídeo a seguir:

Sair da versão mobile