Um criador que se identificou Diogo, criador de gado Tabapuã em Goiás, enviou sua dúvida ao Giro do Boi Responde. Antecipadamente, o pecuarista disse que está satisfeito com os resultados da raça em relação a precocidade e docilidade. Contudo, ele quer diversificar seu gado por meio do cruzamento.
Seu objetivo é produzir bezerros mansos, pesados e precoces. Nesse sentido, ele fez uma tentativa de usar Aberdeen Angus, mas apontou que os bezerros ficaram bravios. Agora, ele quer saber que raça usar para conquistar seu objetivo, mencionando Braford e Hereford. “Desta forma, gostaria de sugestões, visando heterose e docilidade no cruzamento industrial”, especificou.
Quem ajudou o criador foi o zootecnista Alexandre Zadra, supervisor comercial da Genex e autor do blog Crossbreeding. Antes de mais nada, Zadra dividiu suas recomendações para o caso de o criador usar monta natural ou inseminação em seu gado Tabapuã.
MONTA NATURAL
Segundo Zadra, o uso da monta natural em Goiás se limita às raças de bimestiços ou taurinos adaptados pelas condições do clima. “Se você quiser 100% de heterose e para você ter um animal de maior porte, dócil e que tenha bom desempenho, eu recomendo primeiramente o Bonsmara. Depois você tem o Senepol ou Caracu. Aí você tem que achar indivíduos que vão ao encontro do que você precisa, que é alto desempenho, boa carcaça, etc. Isso depende de indivíduos”, salientou o especialista.
Além disso, Zadra ofereceu opções para o caso de o produtor buscar um pouco mais de adaptação na cruza com seu gado Tabapuã. “Se você quiser […] fazer animal de maior porte, por exemplo, e um animal um pouquinho mais azebuado, com boa adaptação para a região, recomendo os bimestiços. O Canchim, o Santa Gertrudis e o Braford vão muito bem no seu gado Tabapuã aí na sua região. Eles vão cobrir bem as suas zebuínas”, confirmou Zadra.
INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL
Por último, o zootecnista ofereceu alternativas para o caso de o criador utilizar inseminação artificial. “Quando você fala em inseminação, em utilizar sêmen para fazer o cruzamento com as suas vacas Tabapuã, nós vamos recomendar o Black Simental e o Hereford para você aproveitar a F1. Agora, se você quiser fazer um cruzamento terminal, tem a raça que mais ganha peso no mundo, o Charolês, que vai muito bem no seu gado Tabapuã”, acrescentou.
Juntamente com as recomendações de raças, Zadra lembrou da importância de se escolher bons indivíduos dentro delas. “Quando a gente fala em cruzamentos, primeiramente você precisa de um consultor que recomende bons indivíduos dentro de cada raça. […] Lembre-se do seguinte: a diferença entre touros dentro de uma raça é muito grande. É muito maior do que, às vezes, a diferença entre as raças. Portanto escolha corretamente seu touro ideal para você, para a sua região. Um touro que vá atender seus objetivos”, disse em conclusão.
+ No cruzamento, encontrar touro ideal é mais importante do que escolher raça
+ Monta natural ou IATF? Aplicativo ajuda produtor a tomar a decisão certa
ENVIE A SUA DÚVIDA
Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
Por fim, assista a resposta completa do especialista sobre cruzamento com gado Tabapuã: