Vaca holandesa: que raça usar para o choque de sangue? A pergunta foi do criador Luan Valério, de Adustina (BA). Ele enviou sua dúvida ao Giro do Boi Responde.
Segundo para pecuarista, ele possui vacas holandesas com boa conformação de úbere, para frente, colados e em cima de uma boa abertura de pernas.
Agora, ele quer produzir mais leite com seu rebanho e pensou em usar choque de sangue. O objetivo é equilibrar o gado para a sua região quente e, para isso, ele quer indicação de raça e se usa touro ou inseminação.
Assim, quem atendeu o criador foi o zootecnista Guilherme Marquez, gerente nacional de produto leite da central Alta Genetics. De acordo com o especialista, o ideal ao buscar heterose é buscar uma raça distante, nesse caso, da vaca holandesa. Em seguida, Marquez apontou qual é esta raça.
Criação do Girolando
Conforme apontou Marquez, o Brasil hoje é reconhecido no mundo inteiro pela criação do Girolando, raça específica para produção de leite.
“Para se construir o Girolando, a gente tem como base a raça Holandês e como segunda base a raça Gir Leiteiro”, apresentou.
“Então o que eu faria, respondendo para você? Você quer ter uma heterose maior, quer ter maior produção? Eu colocaria nas suas vacas Holandês o touro Gir Leiteiro. Com isso eu vou estar trazendo a rusticidade”, elucidou.
Cruzamento com vaca holandesa
O Girolando poderá atender o criador em cruzamento com vaca holandesa, sobretudo no que diz respeito a produzir leite no clima quente.
“O calor baiano é expressivo. Então o que a gente poderia fazer? Colocar uma raça rústica, adaptável ao clima tropical, adaptável ao calor que nós temos”, comentou.
Acima de tudo, Marquez confirmou que o produtor deve buscar primeiramente fazer o meio-sangue a partir da vaca holandesa.
Bovino rústico e de muita produção
“Eu tenho Holandês, trago Gir Leiteiro. Eu vou fazer os animais meio-sangue. Esses animais têm uma produção de leite muito grande. Nós vamos aproveitar a qualidade do sistema mamário, que você mencionou sobre as suas vacas holandesas, e a gente vai colocar rusticidade e produção. Vamos ter um animal completo, rústico, de muita produção”, projetou.
Em conclusão, Marquez recomendou também que o pecuarista busque touros Gir Leiteiro provados ou com avaliação genômica alta para leite para garantir o bom desempenho das F1.
+ Que raça cruzar com o Holandês para criar uma vaca “bruta, rústica e sistemática”?
Tem dúvidas? Mande sua pergunta
Assim como o telespectador acima, você também pode ser sua dúvida sobre cruzamento para gado de leite atendida.
Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
Por fim, assista a resposta completa do especialista no vídeo abaixo: