Que cruza com Girolando garante mais leite?

Confira as dicas do zootecnista Guilherme Marquez, gerente de Produto Leite da Alta Genetics do Brasil

O quadro Giro do Boi Responde desta segunda-feira, 30, tirou a dúvida do pecuarista Ronailton Andrade, de Redenção (PA). Ele perguntou qual seria o melhor touro para cobrir vacas Girolando? O pecuarista busca bezerras boas de leite e bem adaptadas para o clima quente da região sul do Pará. 

Pode parecer inicialmente redundante, mas o melhor touro para essas vacas ainda será um reprodutor da raça Girolando, segundo o zootecnista Guilherme Marquez, gerente de Produto Leite da Alta Genetics do Brasil. 

“Eu recomendo, sem problema algum, um touro Girolando ⅝. O animal tem 62,5% de sangue holandês e 37,5% de sangue Gir. Ele ainda mantém a rusticidade do Gir Leiteiro quase em patamares de 40% e traz a produção do holandês”, diz Marquez.

Segundo o especialista, a raça Girolando cresce em todo País porque está perfeitamente adaptada e pode produzir em todos os climas no País, seja a pasto e seja em confinamento. Além de filhas produtivas, esse touro também produzirá bezerros que podem ser bem aproveitados na engorda.

Confira na íntegra a resposta no vídeo abaixo:

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre genética para produção leiteira, cruzamento industrial ou demais dúvidas que você tiver na fazenda. Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Sair da versão mobile