Que capim usar para engordar boi em terreno acidentado no Recôncavo baiano?

Consultor alertou que escolha da forrageira ideal vai depender da possibilidade de mecanizar a área para fazer intervenção rápida contra a cigarrinha-das-pastagens

O pecuarista Victor Portela, que mora em Salvador, capital baiana, diz que possui uma fazenda próxima à região do Recôncavo, em Cravolândia-BA, e quer saber qual o melhor capim para plantar por lá, em região acidentada, e usar na recria e engorda de seus bezerros.

“Estou iniciando uma criação de bezerro para engorda, mas terei que corrigir e plantar o capim dos pastos, pois atualmente existe uma espécie invasora que tem tirado o meu sono. Estive estudando e, para a região do interior da Bahia, com terreno acidentado e chuva na casa dos 1.200 a 1.400 mm por ano, com regularidade mensal mais intensa no inverno e com temperatura entre 18 a 30° C, pensei em plantar Brachiaria decumbens. Seria essa a melhor opção?”, perguntou.

+ Defensivo elimina plantas daninhas duras das pastagens no Nordeste

O zootecnista Tiago Felipini, que é também pecuarista e consultor da Alcance Planejamento Rural especialista em nutrição, respondeu o telespectador. De acordo com o especialista, a Decumbens é uma boa opção, desde que seja possível mecanizar a área em que será plantada.

“Essa região sua é muito boa de chuva. Mas para plantar Decumbens, para decidir se você vai plantar ou não, é preciso avaliar se é possível mecanizar a área em caso de possível ataque de cigarrinhas”, ponderou.

Cigarrinhas, cupins, lagartas… como combater as principais pragas das pastagens?

“Essa é uma região que tem incidência razoável de cigarrinhas e a Brachiaria decumbens tolera a praga parcialmente, mas no final ela acaba sendo suscetível. E se você não tiver condição de mecanizar e fazer o controle rápido, sua pastagem vai se degradar rapidamente e o gado vai acabar passando fome, porque o suporte cai com essa intoxicação provocada pelo ataque das cigarrinhas”, justificou.

O consultor apresentou alternativas para o pecuarista no caso de não ser possível mecanizar a área para o controle das cigarrinhas. “Nesse caso, se não for possível mecanizar, vai ser mais interessante você plantar a Brachiaria brizantha cv. Marandu, o famoso Braquiarão. Talvez o Piatã, talvez o MG4… Mas eu partiria do Braquiarão, o Brizantha cv. Marandu, ele é o mais interessante. Nós temos plantado muito na região sul da Bahia, próximo de Itapetinga, de Ibicuí até Ibitupã nós plantamos, que é uma região mais seca, e ele vai muito bem, e são regiões bem acidentadas”, sugeriu.

“Agora se você conseguir mecanizar, o Decumbens se adapta melhor a solos de baixa e até média fertilidade. Então, dependendo da produção, do suporte que você está buscando, Decumbens é mais interessante, desde que seja possível mecanizar a área no caso de ataques de pragas”, recomendou.

+ Qual espécie de braquiária vai bem em áreas de morraria?

Qual o melhor capim para diferimento em áreas de morro?

Confira no vídeo a seguir as considerações completas do zootecnista, pecuarista e consultor Tiago Felipini:

Foto ilustrativa: Reprodução / Embrapa

Sair da versão mobile