O pecuarista Valberto, que tem propriedade rural na Paraíba, disse em mensagem ao Giro do Boi que tem um pequeno confinamento e quer saber quantos litros de água por dia bebem os seus bezerros de 150 kg de peso médio.
O produtor também quer saber se deve manter o bebedouro dentro da baia de confinamento.
O especialista no assunto Fernando Loureiro, médico veterinário, esclareceu as dúvidas de Valberto. “Primeiramente, sim (deve posicionar o bebedouro dentro da baia de confinamento). Os animais confinados dependem 100% da nossa intervenção para a alimentação e também para a dessedentação, que é o hábito de matar a sede. Então a gente deve fornecer água limpa e fresca em bebedouros, recipientes, pilhetas limpas frequentemente durante 24 horas por dia à disposição dos animais”, determinou.
“Eu, particularmente, não gosto daquela restrição de horários para os animais acessarem a água. Quanto maior o acesso, mais água eles vão beber. E, bebendo bem a água, eles comem melhor os alimentos. Por isso o desempenho melhor tanto na produção de carne como de leite.
+ Pesquisa busca entender relação entre consumo de água e conversão alimentar
Na sequência, Loureiro indicou a relação entre o consumo de água e o peso dos animais. “Os animais de 150 quilos, via de regra, vão beber 10% do peso vivo deles, ou seja, 15 litros de água por dia como indicação geral. Assim como para os animais de 250 quilos a gente indica 25 litros, animais de 400 quilos devem beber 40 litros. Esta seria a via de regra”, revelou o veterinário. Entretanto, como o produtor tem fazenda na Paraíba, Nordeste brasileiro, a temperatura é uma variável importante para o produtor levar em consideração.
“Uma grande interferência (no consumo) é a temperatura ambiente. Aí no Nordeste, na Paraíba, você não deve ter dias muito frios, mas, em contrapartida, com certeza tem dias muito quentes. E nos dias muito quentes os animais necessitam beber mais água por dia. Eles bebem mais para poder aliviar o calor, fazer a troca térmica”, explicou.
“Os animais, quando estão em um local com 21º C de temperatura ambiente, estariam bebendo de 18 a 20 litros. Subindo a temperatura média do dia para 26º C, essa necessidade de consumo de água já sobe para 28 litros. Indo até 30º C, já passa para 32 litros, e assim por diante. Então muito cuidado com os animais adultos, com os animais mais pesados, quem chegam a ter necessidade diária de beber 70, 80 litros ou mais”, avisou Loureiro.
+ Qual o tamanho certo do reservatório de água para o gado da minha fazenda?
+ Fazendas devem se planejar para fornecer mais água para o gado durante a seca
O veterinário explicou que a dieta intensiva fornecida aos animais no confinamento também influencia o consumo de água, assim como a fonte do líquido usado na dessedentação do gado. “Os bezerros de 150 quilos também vão ter suas necessidades variando em função da temperatura e também em função da dieta que está sendo servida. Por exemplo, qual é o grau de sódio na água captada? Essa água vem de açude, de cacimba, vem de poço semiartesiano? Qual é a quantidade, o teor médio de sal nessa água? Isso vai interferir em quanto os animais bebem. E qual é o teor de sódio nas misturas minerais, ou misturas proteico minerais e ração que estarão sendo servidas a esses animais? Esse teor de sódio nos alimentos vai impactar na quantidade de água que os animais bebem”, acrescentou.
+ Meu gado toma água salobra e consome menos sal mineral. O que fazer?
“Eu gostaria de indicar para você ter sempre a água à disposição dos animais, uma água fresca em recipientes limpos, lavados com frequência e numa quantidade superestimada, eu diria, para não ter erro. Calcule 15% do peso vivo dos animais para a disponibilidade de água diária”, recomendou.
Leia também:
+ Posso intoxicar o gado posicionando o cocho com ureia próximo do bebedouro?
+ Que cuidados eu devo ter com o bebedouro do semiconfinamento?
+ Vou construir confinamento de gado na BA. Devo sombrear o bebedouro?
+ É mito ou verdade que o gado prefere beber água quente?
+ Onde posicionar bebedouros no pasto? Devo colocar na sombra?
+ Especialista dá dicas de como dividir pasto e posicionar bebedouro nos piquetes
Qual é a sua dúvida sobre qualidade da água para gado de corte? Envie para o Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
Confira a resposta completa no vídeo a seguir: