“Tenho uma propriedade rural em Pojuca-BA e crio novilhas, que agora começaram a dar cria. Com quanto tempo após o parto posso colocar com o boi e qual o medicamento que posso usar para motivar o cio?“.
+ Posso cruzar minhas vacas aneloradas com boi meio-sangue?
+ Especialista alerta: cuidado ao cruzar suas vacas com boi de boiada
A pergunta do telespectador baiano foi respondida em mensagem pelo médico veterinário e mestre em reprodução animal João Barbuio, gerente técnico da MSD Saúde Animal.
“De modo geral, as primíparas (novilhas paridas) levam de 60 a 120 dias pós-parto para voltar a apresentar cio. Isso vai depender da condição corporal e nutricional da matriz. Se ela estiver bem, vai voltar apresentar cio mais cedo, se estiver sentida, magra, demorará mais tempo“, resumiu o veterinário.
+ Baixo escore corporal é principal causa de resultado negativo na reprodução
+ Qual o jeito certo de suplementar vacas e novilhas nas águas e na seca?
“Uma ferramenta que existe e que permite antecipar a cobertura no período pós-parto para após os 30 dias de parida é o protocolo de IATF, que induz o retorno à ciclicidade de maneira mais precoce, além de permitir realizar uma inseminação artificial em momento pré-determinado”, informou Barbuio.
“Caso o interesse seja expô-las aos touros, não existe nada disponível em termos terapêuticos que permite induzir ciclicidade mais precocemente, além de comida”, ponderou.
Tem dúvidas sobre este tema ou outro assunto relacionado a reprodução animal? Envie sua pergunta para girodoboi@canalrural.com.br ou para o Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922.
Leia também:
+ Quanto tempo após o parto devo esperar para inseminar minhas vacas de novo?