A pergunta veio de Jateí, interior de Mato Grosso do Sul, do criador José Pinheiro Lima. Ele revelou em mensagem ao Giro do Boi que tem uma área de 32 hectares de pasto divididos em dez piquetes onde quer criar novilhas de 15 meses e adiantou que pensa em 80 cabeças de lotação.
O também pecuarista e zootecnista Tiago Felipini, consultor especialista em nutrição na Alcance Planejamento Rural, deu dicas valiosas ao produtor. Segundo o especialista, o produtor deve começar analisando a altura do pasto.
Embora o produtor não tenha revelado o tipo de capim que está usando, o zootecnista ilustrou que a altura de pastejo ideal num pasto de Braquiarão, por exemplo, deve estar acima dos 30 cm. Se a variedade for outra, o produtor deve buscar a recomendação adequada de altura de pastejo ideal.
+ Pasto mal manejado faz pecuarista perder até R$ 1,6 mil/ha/ano
“Mesmo que não seja pastejo rotacionado, mesmo que seja contínuo, respeite sempre a altura”, reforçou.
Além disso, o consultor ponderou que o criador não deve começar a lotar a área já com todo o potencial, mas sim ir aumentando aos poucos. “Você tem 80 animais, então comece com 60, trabalhando pastejo para 60 cabeças, aí espera a chuva chegar e, se a rebrota for boa, aumenta para as 80 cabeças”, explicou.
+ Quero começar irrigação de pasto. Quantas vacas posso lotar no piquete?
Se você tiver dúvidas a respeito de manejo de pastagens, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
A resposta completa do especialista está no vídeo a seguir:
Foto: Reprodução / Embrapa