Quando posso começar a fazer IATF nas novilhas? A idade varia conforme a raça?

Especialista apontou que momento certo é uma combinação de idade e peso e que cenário pode mudar conforme a raça das novilhas

A pergunta que foi esclarecida no Giro do Boi Responde desta quarta, dia 16, veio de Barreiras, no oeste baiano. Conforme disse o telespectador Jadson Jenner em mensagem, ele quer saber qual a idade certa para começar a IATF em novilhas. Além disso, ele também questionou se essa idade varia de uma raça para outra.

Foi o zootecnista Rafael Cassiolato, consultor técnico da GlobalGen, quem tirou a dúvida do telespectador. Segundo o especialista, o que determina a hora certa de começar a IATF em novilhas é quando elas entram em puberdade. “Nas raças zebuínas, como Sindi e Nelore, isso vai variar de 18 a 24 meses”, exemplificou.

Em seguida, Cassiolato lembrou que o peso também é determinante para o momento certo de fazer a IATF. “Em gado zebuíno, então, a partir dos 280 a 300 kg. E de 18 a 24 meses”, confirmou.

VARIAÇÃO CONFORME A RAÇA

Logo depois, o zootecnista falou o que muda para a IATF com a variação da genética do rebanho. “Quando nós pensamos em gado taurino, nesse caso, as Angus, essa idade e peso podem ser diminuídos se tem um programa de melhoramento genético. E se tem uma nutrição adequada”, salientou.

“Então essa idade pode ser antecipada de 12 a 18 meses ou um pouco mais tardia, caso a nutrição seja um pouco deficiente. O peso, da mesma forma. A partir dos seus 250 a 280 kg, no caso das Angus”, disse em conclusão.

ENVIE SUA PERGUNTA

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre IATF. Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Por fim, confira a resposta completa do especialista:

Sair da versão mobile