Quando abri a silagem de capim Mavuno ela ainda estava quente. Isso é normal?

 Pergunta veio de produtor em Ibitinga, que disse que seguiu à risca as etapas para a fabricação de uma boa silagem; confira as dicas do especialista

O criador Pedro, da região de Ibitinga, interior paulista, disse que fez silagem de capim Mavuno seguindo todas as etapas para obter qualidade no produto final: compactação, vedação e uso de inoculante. Trinta dias depois, ao abrir a silagem, ele notou que ela ainda estava um pouco quente e, por isso, ele gostaria de saber se esta ocorrência é normal.

O engenheiro agrônomo pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária, Wagner Pires, autor do livro “Pastagem Sustentável de A a Z, esclareceu a situação ao produtor.

“Pedro, isso é normal! O que acontece? Às vezes, no momento que você fez a silagem, o capim estava muito úmido. Estava com muita umidade e isso retarda o processo de fermentação da silagem. Você fez tudo certo, e com certeza, deve ter dado certo depois. É só questão de aguardar um pouco mais e ela termina o processo de fermentação, ela já está na fase anaeróbica e a tendência é mais alguns dias ela estabilizar em termos de temperatura e ficar pronta para ser usada”, disse Pires, tranquilizando o criador.

+ Por que meu gado rejeitou a silagem de capim Mavuno?

Hora certa de colher, compactação, inoculante: como fazer silagem de capim?

18 perguntas e respostas sobre silagem de capim, manejo e limpeza de pasto

12 etapas para você se tornar um craque do manejo de pastagens

Se você tiver dúvidas a respeito de manejo de pastagens, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Veja a resposta completa no vídeo a seguir:

Foto ilustrativa: Reprodução / Embrapa

Sair da versão mobile