Nesta sexta, 19, em participação no Giro do Boi, o médico veterinário Fernando Loureiro, embaixador de conteúdo do programa para assuntos relacionados à água servida para os bovinos, respondeu à dúvida de Paulo Varejão, pecuarista da região sul da Bahia.
“Gostaria de saber qual é o pH ideal da água para consumo de bovinos em reservatórios”, disse Varejão em mensagem enviada à produção do programa.
“O pH é uma medida que mede a acidez ou a alcalinidade de um determinado meio, neste caso, das águas que os animais bebem. […] Os animais preferem o mais próximo do neutro possível. E o neutro é 7 numa escala que vai de 0 a 14. Sendo que 7 é a neutralidade, ou seja, a água não está nem ácida e nem alcalina. Abaixo de 7 é um pH ácido, que não é favorável, e acima de 7 também não é favorável o pH básico ou alcalino”, explicou.
“Os animais toleram bem uma água que esteja até no mínimo 6,2. Acima de 6,2 ela está ácida, mas eu diria que é aceitável. E aceitam até a alcalinidade de 7,8. Algumas literaturas sugerem ainda 8,2, mas eu gosto e prefiro muito esse 7,8. A partir daí, a gente já começa a entrar com medidas para reduzir esse pH ou torná-lo mais neutro”, advertiu.
O especialista mostrou como fazer a medição do pH da água servida aos bovinos. “Como que se mede e se avalia esse pH lá na fazenda, no campo? É um serviço que dá para ser feito por uma pessoa treinada, um colaborador mais treinado, anotando sempre para a gente poder avaliar o pH da água captada na fazenda, se ela se apresenta com uma tendência mais ácida ou alcalina. Assim a gente pode intervir”, observou.
Vaqueiro capacitado pode ser responsável por medir pH da água servida ao gado.
“O que eu mais recomendo seriam essas tirinhas comerciais, tirinhas coloridas, que são vendidas em casas de produtos de piscina. Ela avalia tanto o pH como o teor de cloro e traz informações interessantes. São tirinhas de papel coloridas que são inseridas na água e a própria embalagem já traz nas cores qual vai ser a leitura, como interpretação. Vocês veem que nesta segunda tira, do pH, eu colocaria ela desta forma e já teria a informação se o pH está mais ácido, neutro, em 7, ou mais alcalino. É muito simples, de fácil aquisição, fácil de usar. A tirinha é usada uma vez, você submerge na água durante 15 segundos, tira, espera um pouquinho para secar e faz a leitura. Esses elementos vão mudar de cor conforme a leitura. É muito fácil de fazer e de adotar as medidas para elevar o pH quando necessário até 7 ou baixar o pH também até 7 quando ele está alcalino”, sugeriu.
Tirinhas vendidas em lojas de produtos para piscina podem indicar pH da água.
Fernando também apresentou dois modelos de pHmetros mais sofisticados, mas ressaltou que não é necessário que o pecuarista tenha um. “Existe hoje no mercado um pHmetro, um medidor de pH digital, ele é operado à bateria (foto abaixo). No visor a gente vê o pH e ele é facilmente retirado, inserido dentro da água e em questão de segundos já é o suficiente para se ter o resultado”, ilustrou.
“Existe outro pHmetro um pouco mais sofisticado, além do pH ele vai dar a temperatura da água (foto abaixo). É interessante, tem no mercado, mas não é necessário. Isso seria para o técnico ou profissional”, ponderou.
Leia também:
+ Veterinário tira dúvidas de criadores sobre fornecimento de água para o gado
+ Posso tratar a água do bebedouro do gado com cloro? Qual a quantidade?
+ Cal virgem ajuda a limpar o bebedouro do gado?
+ Como saber se é a hora certa de lavar o bebedouro de água do gado?
Qual é a sua dúvida sobre qualidade da água para gado de corte? Envie para o Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
No vídeo a seguir é possível assistir a resposta completa de Fernando Loureiro sobre o pH ideal da água servida aos bovinos:
Foto: Reprodução / Facebook