O telespectador Mosaniel Matos, de Santana, no oeste da Bahia, está com um problema na sua fazenda. Segundo o produtor, sua terra está lavada e erodida e ele quer saber que capim vai bem em terrenos nesta configuração.
“Estamos fazendo uma recuperação de pastagem em nossa fazenda, arando uma parte de terra lavada e erosão. Quero saber qual o capim mais indicado para plantar e quais os procedimentos que devemos fazer”, pediu.
+ Recuperação ou reforma de pasto: saiba o que é melhor para a sua fazenda
O engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária, tranquilizou Mosaniel. A situação tem jeito, mas a solução não começa pela escolha do capim.
“A gente vê nitidamente no vídeo que o Mosaniel enviou que o solo dele foi lavado, literalmente, pela água da chuva. O que acontece? Você perdeu com certeza o primeiro horizonte do solo, que a gente chama de horizonte O. Este é o horizonte mais rico em matéria orgânica, que é a vida do solo. Mas não se assuste, não, porque isso tem como você resolver”, assegurou Pires.
POR ONDE COMEÇAR?
“A primeira coisa que você vai fazer antes de lavrar o solo é coletar uma amostra de solo. Uma não, duas. Você vai fazer uma amostra de 0 a 20 centímetros e outra amostra mais embaixo, de 20 a 40 cm. Você vai coletar amostras nestas duas faixas de profundidade em cada buraco que você abrir – e você vai abrir buracos em 18 pontos diferentes, tirando duas amostras de cado: uma de 0 a 20, outra de 20 a 40”, reforçou. “E mande as amostras separadas para o laboratório e vamos verificar a qualidade do seu solo. Com certeza os níveis de matéria orgânica estão baixos e o seu solo está pobre em fósforo. Mas não avexe, não, porque você consegue arrumar isso!”, confirmou o especialista.
+ Como aplicar fósforo na pastagem?
+ Qual o jeito certo de coletar amostras de solo para análise?
+ 4 fatores que levam à degradação de pasto e como fazer o diagnóstico
Depois o produtor pode devolver a fertilidade para o solo. O agrônomo indicou o adubo específico para seu objetivo. “Hoje nós temos um fertilizante disponível no mercado que se chama organomineral. O que é o organomineral? É um produto que tem matéria orgânica e NPK, os dois juntos, e ele vai ser incumbido de melhorar a qualidade do seu solo. Você pode fazer análise de solo, envie para o Giro do Boi e a gente dá uma olhadinha para você e faz essa recomendação para você do organomineral”, ofereceu Wagner Pires.
+ Aprenda a fazer adubação de pasto
Só então é que vem a escolha do capim. O especialista reforçou que é a fertilidade do solo que deve se ajustar à exigência da forrageira, e não o contrário. “Depois, vamos escolher uma braquiária para você plantar. Nós temos a braquiária Marandu, nós temos o Ipyporã, o Paiaguás. Nós temos também os híbridos, existem vários materiais. Procure não cometer o erro de adaptar a gramínea à baixa fertilidade, mas sim adaptar a fertilidade à gramínea que você quer ter na sua fazenda. E isso é perfeitamente possível, você pode fazer uma reestruturação do seu solo, faz um bom preparo e logo vai ter o resultado. Ainda mais agora que a pecuária no Brasil está indo muito bem, o preço está bom, as perspectivas para 2021 e 2022 continuam sendo de um patamar bom de preço, porque nós estamos com falta de reposição e a tendência é ainda nesse período continuar”, encorajou.
+ Nunca adubei meu pasto, mas quero mudar essa história. Por onde começar?
+ 4 perguntas para o pecuarista responder antes de escolher o capim ideal
+ Qual capim plantar na minha fazenda? Especialista ajuda na escolha!
Se você tiver dúvidas a respeito de manejo de solo e/ou pastagens, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
Veja a solução proposta pelo agrônomo ao produtor baiano pelo player logo abaixo: