O quadro Giro do Boi Responde atendeu o telespectador Maurício Dias, de Nova Serrana, em Minas Gerais, no programa desta sexta-feira, dia 29. O produtor quer dicas sobre a criação de gado leiteiro Guzolando.
Em síntese, a dúvida do telespectador é que raça ele deve usar como base do cruzamento. “Para fazer o Guzolando, qual a forma correta: touro Guzerá na vaca holandesa ou touro Holandês na vaca Guzerá?”, escreveu.
Logo depois, o produtor detalhou a sua questão sobre gado leiteiro guzolando e acrescentou uma pergunta. “Estou pensando em touro Holandês por ter menos animais Holandês na propriedade e ser um gado mais exigente. Para encerrar, o que é melhor para gado leiteiro: inseminação ou monta natural?”, concluiu.
O zootecnista Guilherme Marquez, gerente nacional de produto leite da central Alta Genetics, respondeu a pergunta de Maurício Dias. Antes de mais nada, o especialista adiantou a sua preferência. “Eu sempre gosto de usar bases zebuínas porque essas bases zebuínas fazem vacas longevas, vacas duradouras. Isso acontece no corte e também acontece no leite”, disse.
Em seguida, Marquez deu sua sugestão para o criador mineiro. “Eu buscaria as vacas Guzerá leiteiro de procedência. Vacas avaliadas por todos os programas de Guzerá leiteiro para a gente ter maior certeza do que a gente está fazendo”, opinou.
INSEMINAÇÃO OU MONTA NATURAL: O QUE É MELHOR PARA O GADO DE LEITE?
Conforme sustentou o zootecnista, a inseminação seria mais indicada para o trabalho do produtor de formar o plantel de gado leiteiro Guzolando. Juntamente com sua recomendação, Marquez acrescentou as características que o criador deve buscar.
“Eu inseminaria essas vacas com touros Holandês, buscando algumas características como PPA leite, que seria a maior característica de busca em relação a isso. Eu colocaria também vida produtiva dentro desse processo, que engloba uma grande característica de vacas que duram dentro do rebanho”, completou.
“Você faria um Guzolando F1 de extrema produção de leite e que dá certo. A gente vê muitas fazendas aqui em Minas Gerais, muitas fazendas no Ceará trabalhando com Guzolando com médias acima de 26 a 27 kg de leite quando muito bem tratadas. Vacas fortes, estruturadas. Eu chamo atenção ainda para o sistema mamário do Guzolando porque é impressionante. É um sistema muito bem aderido, muito longevo, que faz vacas bem duradouras”, justificou Marquez.
+ Monta natural ou IATF? Aplicativo ajuda produtor a tomar a decisão certa
CONCLUSÃO
Afinal, o zootecnista resumiu suas orientações. “Eu usaria inseminação porque me permite escolher os melhores touros do mundo para a gente utilizar nessas vacas Guzerá leiteiro. Então está aí, vaca Guzerá leiteiro de procedência com inseminação dos melhores touros Holandês, buscando PPA leite e vida produtiva”, concluiu.
+ Que raça cruzar com o Holandês para criar uma vaca “bruta, rústica e sistemática”?
Qual é a sua dúvida sobre cruzamento para gado de leite? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
A resposta completa do especialista sobre gado leiteiro Guzolando está disponível pelo vídeo a seguir:
Foto ilustrativa: Reprodução / Associação dos Criadores de Guzerá e Guzolando do Brasil