Qual indicação de pasto para solo bem fértil em sistema rotacionado? A dúvida veio do telespectador Jackson Assunção Gonçalves, do município de Caiapônia (GO).
Ele escreveu ao Giro do Boi e pediu recomendações de plantas que se adaptam para sua região, além de dicas de manejo.
O quadro Giro do Boi Responde desta segunda-feira, 29, trouxe as informações ao pecuarista. Quem esclareceu o assunto foi a doutora em zootecnia Janaína Martuscello.
Ela é integrante do time de especialistas do maior programa de gestão de fazendas do País, o Fazenda Nota 10.
Para ela, a escolha da forrageira ideal não dependerá apenas de condições de fertilidade do solo. Outros aspectos devem ser levados em conta, como o próprio entendimento do manejo por parte do pecuarista.
“Não adianta escolher uma planta muito produtiva, mas que não se consiga manejar”, diz Martuscello.
Pasto de alta produtividade forrageira
Em sistemas rotacionados, a recomendação é do cultivo de pastos de alta produtividade forrageira.
“Além disso, o capim precisa ter rebrote rápido então é recomendável utilizar plantas mais exigentes em fertilidade de solo”, diz a especialista.
Entre as plantas mais exigentes estão as espécies de Panicum maximum, Mombaça, Miyagi, Zuri, Quênia e Paredão.
“É muito importante que, de posse da análise de solo, faça a calagem e a adubação, caso o solo não atenda às exigências da planta”, diz Martuscello.
Tem dúvidas? Envie sua pergunta
Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.
Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.