“Qual raça zebuína com:
1) Maior área de olho de lombo?
2) Maior Marmoreio?
3) Maior espessura de gordura subcutânea?”.
Esta foi a pergunta enviada pelo telespectador Marcos Antônio Rios Clementino, de Ribeirão Preto-SP, à produção do Giro do Boi.
O programa buscou a resposta do zootecnista e gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Ricardo Abreu.
“Para essas características, que são medidas por ultrassom na carcaça dos animais vivos, a ABCZ, dentro do seu Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos, o PMGZ, tem uma coleta de dados e uma pujança da informações para essas características tanto na raça Nelore quanto na raça Tabapuã. Então nós temos uma gama muito grande de animais dessas duas raças com mensurações para área de olho de lombo, marmoreio e espessura de gordura subcutânea”, esclareceu o zootecnista.
O especialista sugeriu como o telespectador pode fazer uso da informação. “Mais importante do que a medida em si é a medida comparada do animal perante o seu grupo contemporâneo. E mais importante importante também que a medida provém é que ela vai disponibilizar a predição do valor genético desse animal através da DEP, que é a diferença esperada na progênie para essa característica, ou seja, é o potencial genético realmente do touro ou da matriz em transmitir isso às suas progênies”, destacou.
Abreu salientou ainda que estas avaliações tem influências que ultrapassam as características específicas em si. “E por que elas são importantes? A área de olho de lombo, por exemplo, que é a medida de um corte transversal do contrafilé, quanto maior essa área de olho de lombo em centímetros quadrados, maior vai ser o rendimento da porção de carne, de rendimento de carcaça desse animal. Quanto maior o marmoreio, que é aquela gordura entremeada no músculo, mais tem a ver com suculência e melhor sabor da carne. Nós temos a DEP para a raça Nelore dentro do PMGZ. E a espessura de gordura subcutânea, que no Zebu predomina aquela gordura na parte de fora, que reveste a carne, tem a ver com proteção (da carcaça) dentro da indústria frigorífica, mas também com acabamento, e isso é correlacionado com animais de maior precocidade também de acabamento e precocidade sexual”, observou.
+ Especialista dá dicas para pecuarista “construir” o boi com marmoreio
+ Qual a influência do marmoreio para a carne de qualidade?
“São características importantes, muito mensuráveis na raça Nelore e Tabapuã e disponíveis para os parceiros do PMGZ e também para todos os animais avaliados neste que é o maior programa de melhoramento genético de zebuínos do mundo, dentro dessas características para a raça Nelore e também Tabapuã. Então acesse lá no abcz.org.br que você vai ter mais informações dentro do PMGZ para essas características lineares de carcaça por ultrassonografia”, concluiu Abreu.
Leia também:
+ Genética tem alta relação com qualidade de carne
+ Quais são as principais características do Zebu eficiente?
Qual é a sua dúvida sobre seleção genética? Envie para o o link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
Veja mais detalhes da resposta pelo vídeo a seguir: