Qual é o jeito mais barato de cultivar o capim Kurumi irrigado?

Telespectador de Minas Gerais pediu dicas para formar piquete de capim Kurumi irrigado e consultor falou sobre as diferenças entre o gotejamento e a aspersão

No Giro do Boi Responde desta quarta, 23, o agrônomo Wagner Pires, especialista em pastagens e consultor do Circuito da Pecuária, atendeu um telespectador de Perdizes-MG. Conforme escreveu Marco Lemos em sua mensagem, ele quer saber qual é o melhor e mais barato jeito de cultivar capim Kurumi irrigado.

De acordo com Pires, o produtor não deve plantar uma área muito extensa com capim Kurumi irrigado. “Você pode usar ele para pastoreio. Então você vai ter uma boa resposta dele e vai produzir muito bem. E se ele tiver irrigação, você aumenta sensivelmente a sua produção de massa no ano”, disse a princípio.

ORIENTAÇÃO PARA CAPIM KURUMI IRRIGADO

Em seguida, Pires emitiu sua opinião sobre a melhor forma de irrigar o BRS Kurumi, que é uma cultivar de capim elefante anão. “Considerando que, se for uma capineira, o gado vai estar entrando periodicamente nela, então seria interessante que todo o sistema de irrigação estivesse enterrado e submerso. Nesse sentido, eu recomendaria a você o sistema de gotejamento subterrâneo. É muito bom. Atualmente, o custo está mais acessível e dá um excelente resultado. Além disso, você gasta muito pouca água”, comentou.

CAPIM KURUMI IRRIGADO: ALTERNATIVA ECONÔMICA

Depois disso, o agrônomo revelou a opção mais barata para irrigar o BRS Kurumi. “Você pode fazer via aspersor, porque o Kurumi vai chegar a uma altura de manejo com algo em torno de 1 a 1,20 metro. E você pode botar uma estaca e fazer tranquilamente uma irrigação a 1,5 metro também. Porém, que todo esse sistema de canalização ficasse enterrado para não ter risco de quebrar cano e tudo mais”, salientou.

Em resumo, Pires apontou que o sistema por aspersão é mais barato de implementar. Ao mesmo tempo, o sistema de irrigação por gotejamento gasta menos água. “O gotejamento gasta menos água, mas ele tem um custo de implantação um pouco maior. Mas todos os dois vão trazer grandes benefícios para você e eu recomendo”, concluiu.

ENVIE A SUA DÚVIDA

Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta sobre irrigação. Mande pelo link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Por fim, veja a resposta do especialista sobre o cultivo de capim Kurumi irrigado:

Foto ilustrativa: Carlos Augusto Gomide / Reprodução Embrapa

Sair da versão mobile