O telespectador Willian Wiertel, de Foz do Iguaçu-PR, quer saber como poderia adubar pasto com capim Paredão MG12. Conforme ponderou Wiertel, o MG12 Paredão cresce rápido e, muito alto, dificulta a passagem do trator que aplica o fertilizante.
Quem atendeu o produtor foi a engenheira agrônoma Andreza Cruz. De acordo com a especialista, “qualquer forrageira que tem um crescimento cespitoso, ou seja, por touceiras, pode formar talos grossos e dificultar a adubação caso haja erro no manejo”.
MG12 PAREDÃO ADUBAÇÃO
Assim, Cruz sustentou que o ideal seja adubar o capim Paredão MG12 logo após os animais saírem do pastejo em sistema rotacionado. Além disso, o ideal é que o pasto esteja com uma altura de resíduo de cerca de 30 cm. “Como o Paredão, Mombaça ou Zuri, por exemplo”, acrescentou Andreza.
A princípio, se os animais saírem do pasto e a altura ainda estiver acima dos 30 cm, a especialista fez uma recomendação específica. “O que dificulta é quando a sua altura de resíduo fica maior. Nesse caso, o ideal seria roçar esse capim antes do começo das águas para que o rebrote traga a maior qualidade possível desse pasto e não comprometa outros manejos”, orientou.
ANTES DE ADUBAR, ANALISE
Acima de tudo, a agrônomo lembrou da importância de fazer análise de solo antes de começar a adubação do capim Paredão MG12. “Antes da adubação com NPK, é importante fazer uma análise de solo e corrigir com calcário ou gesso, caso haja necessidade. Isso no mínimo 60 dias antes da adubação de cobertura, que somente vai ser feita na época das chuvas”, salientou.
ENVIE A SUA DÚVIDA
Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta sobre manejo de pasto. Mande pelo link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
Por fim, confira todas as recomendações de Andreza Cruz sobre adubação de MG12 Paredão:
Foto: Reprodução / Matsuda