Qual capim devo usar em área de encharcamento?

Dúvida veio de produtor com fazenda no Bico do Papagaio, no Tocantins, que disse que busca alternativa ao Mombaça, cuja dormência favorece as pragas

Qual capim usar em área de encharcamento? Aqui o Mombaça é muito bom, porém ele entre em dormência e a praga entra”, questionou Igor, telespectador da região do Bico do Papagaio, no Tocantins. Ele quer alternativas que vão além da Humidicola e Quicuio.

+ Cigarrinhas, cupins, lagartas… como combater as principais pragas das pastagens?

“Você disse que o Mombaça é muito bom para áreas encharcadas, porém o que acontece? Mombaça não tolera encharcamento. Ele tolera um solo bem úmido, mas encharcado ele não aguenta. Ele começa a amarelar e morre. Ou então sofre bastante”, explicou ao telespectador o engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP, consultor do Circuito da Pecuária e autor do livro “Pastagem Sustentável de A a Z.

“Eu recomendaria o que você mesmo comentou: a Humidicola. Humidicola e Quicuio são a mesma coisa. Quicuio é um nome mais popular que o pessoal usa. Mas a Humidicola é muito boa. Além disso, você tem também gramíneas que pode plantar, como Canarana, o Tango (Tangola), que são gramíneas que vão bem em áreas encharcadas. Porém não são de sementes, são de mudas. Outra que você pode plantar é a Setária, que vai muito bem. Dictyoneura também vai bem. E nós vamos ter daqui um tempo braquiárias que vão tolerar encharcamento sendo lançadas, e aí a gente vai ter uma diversidade maior para você”, projetou Pires.

Conheça pontos fortes e fracos da Humidícola e recomendações de uso

Comitiva de fêmeas Nelore faz a travessia das águas no Pantanal; confira o vídeo

Sair da versão mobile