Tem uma lista de medicamentos para tratar o gado e que não podem faltar na farmacinha da fazenda. Entre os produtos estão antibióticos e anti-inflamatórios. Assista ao vídeo abaixo e confira quais são esses medicamentos.
Quem detalhou os produtos veterinários essenciais de uma fazenda de corte e de leite foi o médico veterinário Victor Rezende.
“Hoje se a gente perder um animal por conta da falta de um antibiótico ou anti-inflamatório, estamos falando sobre a perda de um boi gordo de 18 arrobas que pode representar R$ 4,3 mil”, diz Rezende.
O especialista é coordenador de venda e demanda da Vetoquinol Saúde Animal. Ele foi um dos entrevistados do Giro do Boi nesta segunda-feira, 8.
Os medicamentos que devem estar na farmacinha
Entre os medicamentos e insumos que não podem faltar na fazenda estão:
- Antibióticos;
- Anti-inflamatórios;
- Antiparasitários (vermífugos ou os endectocidas, que são as ivermectinas);
- Mata bicheira;
- Pomadas, principalmente as terapêuticas;
- Produtos para tratamento de cascos;
- Mosquicidas;
- Carrapaticidas;
- Antitóxicos;
- Suplementos vitamínicos e minerais.
Melhor acondicionamento dos produtos veterinários
O especialista alerta inclusive que para cada tipo de produto de uso veterinário como os medicamentos é preciso de um local com temperatura adequada.
Tem produtos que devem ficar em um local protegido e sombreado numa faixa de temperatura de 15°C a 30°C, como é o caso dos antibióticos e antiinflamatórios.
É importante também estar sempre de olho na validade dos produtos.
Para outra classe de produtos, como vacinas, por exemplo, é preciso estar acondicionados em geladeiras, com temperaturas entre 2°C a 8°C.
Confira na entrevista do vídeo acima os detalhes de como devem ser os cuidados com os medicamentos da boiada.