Papo de Curral: Protocolo sanitário no período reprodutivo garante bezerro saudável

O médico veterinário Kléber Lemes, comentou que uma matriz saudável, que tenha recebido o manejo adequado de sanidade, consegue repassar sua imunidade aos bezerro. No caso de touros reprodutores, o protocolo também é necessário, principalmente para os animais destinados a monta natural.

Quais os benefícios da aplicação de protocolo sanitário no período de reprodução? Esse foi o principal questionamento abordado em mais um quadro “Papo de Curral” no Giro do Boi. Quem trouxe dicas e esclarecimentos foi o médico veterinário Kléber Lemes, coordenador técnico da Boehringer Saúde Animal.

Lemes comenta que uma matriz saudável, que tenha recebido o manejo adequado de sanidade, consegue repassar sua imunidade aos bezerro. No caso de touros reprodutores, o protocolo sanitário também é necessário, principalmente para os animais a campo que trabalham com monta natural.

Porém, é necessário atenção para os exames andrológicos e nutrição. “A reprodução é só um elo da cadeia. Também dependemos de sanidade, de nutrição, e tudo isso vai ser fundamental para garantir que nossos resultados sejam excelentes na estação de monta”, ressalta o médico veterinário.

O entrevistado também comentou sobre o protocolo de IATF (Inseminação Artificial por Tempo Fixo), que é considerado uma das tecnologias mais assertivas para a pecuária. Ele afirma que a ferramenta pode garantir melhores taxas de prenhez quando o trabalho estiver alinhado com sanidade e nutrição. “A reprodução não é uma receita, ela depende de uma série de fatores”, afirmou Kleber.

Confira a entrevista na íntegra.

Sair da versão mobile