Arthur Müller, renomado meteorologista do Canal Rural, forneceu uma análise climática exclusiva para o site do Giro do Boi, apresentando detalhes cruciais sobre o clima que promete fortes temporais. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes.
Para o país, a Zona de Convergência Intertropical traz chuvas volumosas ao norte, enquanto um Cavado influenciará o sul, mantendo o tempo estável nessas regiões.
A região Sudeste e Centro-Oeste podem esperar temporais nos próximos dias.
Na terça-feira, preveem-se tempestades em todas as áreas destacadas em azul do mapa, com apenas Bahia, Rio de Janeiro e oeste de Mato Grosso do Sul sob tempo firme.
Risco de tempestades
O mapa de risco destaca áreas em vermelho e laranja com alto potencial para ventos intensos acima de 70 km/h e possíveis quedas de granizo, especialmente nas estruturas agrícolas.
Em Rondonópolis, Mato Grosso, o calor de 37°C persistirá com pancadas de chuva ao final Com um destaque especial para Alta Floresta, Mato Grosso, onde previsões apontam para chuvas contínuas nos próximos 31 dias, totalizando mais de 300mm.
Essa umidade beneficia o solo e promove a recuperação das pastagens. Quanto às temperaturas, a onda de calor cederá lugar a máximas em torno de 30-32°C e mínimas de 24-22°C, favorecendo as lavouras e o bem-estar dos animais em confinamento.
Previsão para os próximos dias
Além das chuvas no norte e nordeste, prevê-se volume significativo no Sul, em especial no Rio Grande do Sul.
Regiões do Centro-Oeste e partes do Sudeste podem enfrentar uma escassez de chuva, impactando a recuperação das pastagens.
A próxima semana promete um retorno da chuva em Mato Grosso, Goiás e Rondônia.