O prognóstico climático com Arthur Müller, meteorologista do Canal Rural, indica uma possibilidade de formação de um ciclone a partir do meio da semana, o que, se confirmado, poderá trazer chuvas para áreas de Mato Grosso do Sul e apenas na faixa oeste de Mato Grosso. Assista ao vídeo abaixo e confira.
Isso significa que a faixa leste de Mato Grosso, assim como Goiás e Minas Gerais, continuará enfrentando calor intenso e baixa umidade relativa do ar.
Condições climáticas no sul e norte do Brasil
No Sul, as chuvas persistem, mas começando a dar uma trégua no sul do Rio Grande do Sul.
A partir do meio da semana, há uma tendência de chuva também no Acre e Rondônia, com volumes de 20 mm a 30 mm, o que ajudará a elevar a umidade relativa do ar, trazendo algum alívio para essas regiões.
Previsão para Poconé, Mato Grosso
Em Poconé, Mato Grosso, infelizmente, a previsão para os próximos 30 dias não é animadora. Praticamente não há previsão de chuvas na região, e as temperaturas seguirão elevadas, com máximas acima de 34°C, podendo alcançar 38°C no dia 5 de julho.
Oscilações de temperatura e impactos
Embora se espere um avanço de ar mais frio na região sul, o impacto será mínimo em Mato Grosso. As mínimas podem cair para 15°C no dia 1º de julho, mas rapidamente voltam a subir, provocando estresse térmico tanto nas lavouras quanto no gado em confinamento.
A ausência de precipitações agrava a situação de déficit hídrico, uma vez que praticamente todo o estado de Mato Grosso ficará sem chuvas nos próximos 10 a 15 dias.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.