Chuvas entre MT e PA podem chegar aos 200 mm até a próxima semana

Segundo coordenador regional do Inmet, Região Sul segue com tempo mais seco, apenas com alguma instabilidade entre RS e SC no início da semana que vem

Conforme registrou o meteorologista Marcelo Schneider na previsão do tempo que foi ao ar nesta sexta, 10, a divisa entre MT e PA terá até 200 mm de chuvas dentro da próxima semana.

O coordenador regional do Inmet passou a projeção das condições climáticas para o fim de semana em participação no Giro do Boi. “Chuvas intensas entre a Bahia, o sul do Piauí, sul do Maranhão, região do Matopiba, então Tocantins, região do Araguaia. E também essa metade mais centro-norte de Mato Grosso, também com Bacia Amazônica”, detalhou.

Enquanto isso, a Região Sul segue com previsão do tempo para baixa umidade e temperaturas se elevando nos próximos dias. “O Rio Grande do Sul tem algumas áreas de instabilidade no domingo”, ponderou.

Segundo informou o especialista, a virada no tempo será observada a partir deste dia 11. “No final do sábado, principalmente domingo, volta a ficar com chuva. Então são aqueles temporais típicos de verão para os fazendeiros de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Toda essa metade centro-norte do Brasil volta a ter pancadas de chuva”, anunciou.

Logo depois, mais para domingo, a região do Pantanal também receberá as precipitações, que vão atingir ainda o interior de Minas Gerais.

PRÓXIMA SEMANA

De acordo com Schneider, uma área de baixa pressão traz de volta um ciclo de instabilidade na semana que vem. “Algumas tempestades a partir do final da segunda, principalmente terça e quarta-feira pegando novamente norte de São Paulo, Minas, essa região da Bahia”, projetou.

Ao mesmo tempo, uma frente fria leva instabilidade de fraca intensidade para o Sul. “Propicia algumas chuvas no interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, mas não deve trazer tanto acúmulo de chuvas”, detalhou o coordenador regional do Inmet.

Em suma, Schneider antecipou que dentro da previsão do tempo para a próxima semana, a região de divisa entre MT e PA deve ficar com até 200 mm de acúmulo de precipitações. De 15 a 16 de dezembro deve passar de 150 a até 200 mm em algumas áreas aqui de Mato Grosso, na divisa, principalmente, com o Pará. E essas regiões entre divisa de Goiás com Tocantins, passando talvez dos 100 mm, a oeste da Bahia. Então essas regiões vão ter um volume bem considerável de chuva”, concluiu.

Veja mais informes do tempo no Giro do Boi

Por fim, assista a previsão do tempo completa pelo vídeo abaixo:

Sair da versão mobile