Acumulado de chuva no Centro-Norte pode passar dos 200 mm nos próximos dias

Enquanto isso, Região Sul segue com tempo mais seco, mas tem previsão de chuvas com volumes pouco significativos dentro da próxima semana

Na previsão do tempo que foi ao ar nesta sexta, dia 17, o meteorologista Marcelo Schneider chamou atenção para tempestades no Centro-Norte do Brasil nos próximos dias. Segundo o coordenador regional do Inmet, os acúmulos de chuva podem chegar aos 200 mm.

“As chuvas que acontecem principalmente da tarde para a noite pegam toda essa região Centro-Oeste, Sudeste, invadindo Goiás, Tocantins e o Norte do Brasil”, disse em suma.

Portanto, a metade central e norte do País ficam com mais umidade disponível, propiciando índice de tempestade já a partir desta sexta e sábado. Norte de Mato Grosso, norte de São Paulo, Goiás, Tocantins deverão ficar em alerta para os temporais.

Além disso, a previsão do tempo para todo este fim de semana aponta pancadas de chuva com trovoadas em MS, MT e algumas regiões do Tocantins, estimou Schneider.

Em resumo, o meteorologista citou quais regiões devem apresentar o maior acúmulo dentro dos próximos dias. “Os volumes de chuva mais consideráveis desta até a próxima semana podem novamente passar em algumas áreas dos 200 mm. Seria toda essa região norte de Mato Grosso do Sul, parte do centro-norte de Goiás, Tocantins. Pega ainda Mato Grosso, sul do Pará e do Amazonas. Então, nessa hora, muita cautela. Os volumes de chuva vão ser bastante elevados, muito significativos, produzindo muitas áreas encharcamento do solo”, avisou Schneider.

REGIÃO SUL

Enquanto isso, os estados da Região Sul seguem com tendência de tempo mais seco. “É muito localizado, mas pode ter alguma tempestade de granizo entre sábado e domingo. Seria no norte do Rio Grande do Sul e principalmente do centro para o oeste de Santa Catarina e Paraná”, destacou o coordenador do  Inmet.

Posteriormente, na próxima semana, uma frente fria vai passar pela região e causar alguma instabilidade de volumes baixos. “Passa um novo sistema de chuva de segunda para terça-feira sobre o Rio Grande do Sul, trazer algumas tempestades. De terça para quarta, ele novamente migra e se desloca para essa região mais central do Brasil”, projetou Schneider.

Veja mais informes do tempo no Giro do Boi

Por fim, assista a previsão do tempo completa no vídeo a seguir:

Foto: Reprodução / Portal Goiás

Sair da versão mobile