teste

CLIMA | BOLETIM PECUÁRIA

Previsão: chuva chega aos pastos do Centro-Oeste no fim do mês e alivia a seca

A previsão de chuva chega aos pastos do Centro-Oeste no fim do mês. O calorão de setembro segue, mas a seca tem os dias contados com a chegada da umidade. Assista ao vídeo

Previsão: chuva chega aos pastos do Centro-Oeste no fim do mês e alivia a seca
Previsão: chuva chega aos pastos do Centro-Oeste no fim do mês e alivia a seca

Pecuaristas, o tempo seco e o calor intenso continuam a ser um desafio para o Brasil Central. No entanto, a boa notícia é que a chuva chega aos pastos e promete aliviar a seca, com o retorno gradual da umidade a partir do final do mês. Assista ao vídeo abaixo e confira previsão completa.

Nesta quinta-feira, 10 de setembro, o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, apresentou o prognóstico no “Boletim de Pecuária – Giro do Tempo” do Giro do Boi.

Ele detalhou o cenário de calor extremo e a chegada gradual das chuvas, que trarão o alívio que os pecuaristas tanto esperam.

Calor e seca no Brasil Central e na Bahia

A tendência para os próximos dias é de tempo quente e seco em grande parte do Brasil Central. Para Rio do Pires, na Bahia, e outras áreas da região, a previsão é de máximas de 35ºC a 37ºC, com a chuva volumosa chegando apenas a partir da segunda quinzena de outubro.

Até lá, a atenção é máxima para o risco de focos de incêndio, pois a temperatura segue elevada e a chuva é mal distribuída.

Em Corumbá (MS), por exemplo, as máximas podem chegar a 41ºC no fim de semana, o que causa estresse térmico para o gado confinado.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Temporais no Norte e a virada de setembro

Embora o Brasil Central enfrente a seca, algumas regiões terão chuvas intensas. Temporais são esperados em Rondônia, sudoeste do Pará e sul do Amazonas, com muita atividade elétrica.

A boa notícia para o Centro-Oeste e interior de São Paulo e Minas Gerais é que a chuva começa a chegar na virada da quinzena do mês.

Aos poucos, a umidade vai retornando, elevando a umidade relativa do ar. O alívio mais significativo, com a recuperação das pastagens, começa a ocorrer a partir do final de setembro, com a chegada da primavera.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.

Sair da versão mobile