No programa desta quinta, dia 29, o zootecnista e professor da Fazu Juliano Resende, especialista em nutrição de ruminantes e consultor nas áreas de bovinocultura de corte e leite, respondeu a dúvida do telespectador Robson, de Canarana, na Bahia. “Gostaria de saber se é possível usar a soja em grão sem a necessidade de um tratamento térmico no confinamento de boi”, questionou
“Não tem um fator nutricional que inviabilize o uso de soja crua em dieta de confinamento, tanto para gado de corte quanto para gado de leite. O único problema que você tem que ficar atento é que se colocar demais, vai dar excesso de extrato etéreo na dieta e o extrato etéreo é tóxico para bactéria. Se você está prejudicando a população de bactéria no rúmen, isso pode diminuir a digestibilidade da matéria seca da dieta de uma forma geral e o desempenho do confinamento pode cair em função disso”, alertou Resende.
O professor da Fazu informou quais são os níveis seguros de extrato etéreo na dieta de cocho. “A recomendação na formulação de uma dieta para confinamento é trabalhar em torno de 7% de extrato etéreo. Desses 7%, no máximo 3% vindos de uma oleaginosa. Então se você pega o grão de soja, que tem em torno de 20% de extrato etéreo e no máximo 3% podem vir da oleaginosa, isso vai ficar limitado em 1,5 kg por cabeça/dia ou 15% da matéria seca da dieta”, calculou.
+ Qual limite de uso do caroço de algodão na dieta do gado? Ele altera sabor da carne?
“Se você respeitar esses limites de 1,5 kg ou 15% da matéria seca da dieta, você vai ter um aporte interessante de proteína. Tem fazenda até que tem soja crua ou a soja ardida, que não ficou legal para vender, e pode estar aproveitando esse alimento sem problema algum. Usando em até 15% da matéria seca, não vai prejudicar a digestibilidade da dieta e você vai estar fazendo uma economia, em que provavelmente o custo da matéria seca vai ser um pouquinho mais baixo”, disse o especialista, destacando os possíveis benefícios no uso do insumo.
+ O que está acontecendo e para onde vão os preços de soja e milho? Vale a pena investir?
+ Veja nove dicas para economizar com a dieta do confinamento
“Então pode usar sem problema, só fique de olho no excesso de óleo para não prejudicar a flora ruminal e diminuir a digestibilidade da matéria seca da dieta”, concluiu.
+ Conheça os principais coprodutos para engordar o gado e como usá-los
+ Posso dar sabugo de milho para o boi comer? Preciso complementar a dieta?
Se você tiver dúvidas a respeito de nutrição animal, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
A resposta completa do especialista segue disponível pelo player abaixo: