O pecuarista Ruan Moraes, com propriedade no município paulista de Itapeva, quer saber se pode fazer o plantio de capim Mombaça por meio de muda, pelo talo, ao invés de semente.
Quem tirou a dúvida do produtor foi o engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária Wagner Pires, autor do livro “Pastagem Sustentável de A a Z.
“Todo capim você pode plantar de muda, não há problema. O problema é mão de obra, torna-se caro. Sempre que você tiver semente, a semente é mais certa de você plantar. Eu plantaria de muda uma área onde é inviável você fazer preparo de solo, é inviável você entrar com máquina e ficar trançando com gente. Inclusive seria área de morro, mas para que este tipo de relevo, Mombaça não é o mais recomendado. Então aí seria no caso uma Decumbens, Humidícola… Mas você pode plantar, sim, Mombaça de muda”, informou.
+ Qual o melhor capim para diferimento em áreas de morro?
+ Agrônomo responde dúvidas de pecuarista sobre manejo de capim Mombaça no Pará
+ Fazenda na Bahia aprova a fertirrigação do capim Mombaça para driblar a seca
Se você tiver dúvidas a respeito de manejo de pastagens, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
Veja a resposta completa no vídeo abaixo:
Foto: Reprodução / Embrapa