Posso cruzar vacas F1 com Braford na minha fazenda em Alagoas?

Pecuarista de Maceió-AL também perguntou se pode usar os filhos de Braford x Nelore como touros; zootecnista faz alerta

Nesta sexta, 12, o Giro do Boi levou ao ar o quadro Zadra Responde para tirar dúvida do criador Teófilo, de Maceió, capital do estado de Alagoas.

“Tenho fêmeas F1 e fêmeas Nelore. O Braford é uma opção aqui para o Nordeste? E o filho de Braford na (vaca) Nelore pode ser usado como reprodutor sobre as minhas F1?”, perguntou.

O zootecnista Alexandre Zadra, especialista em cruzamentos, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, fez um alerta ao criador.

“Eu gostaria de dizer que para usar um macho como touro, selecionar touro, é uma prática que deve ser feita por quem realmente cria animais de raças puras dentro de programas de melhoramento, de programas de seleção. Então antes de tudo, o filho do Braford sobre a sua Nelore não é considerado touro. Ele não vai padronizar os bezerros, você vai ter muita despadronização da produção”, rechaçou o especialista.

Especialista alerta: cuidado ao cruzar suas vacas com boi de boiada

Palestras ajudam criador a escolher raça e touro ideal; assista e baixe em PDF

Zadra, no entanto, aprovou o cruzamento terminal envolvendo o Braford sobre as F1. “A questão de o Braford ser usado na F1 é muito boa opção, lembrando que em lugares quentes e úmidos, ele vai sofrer um pouquinho, portanto, depois da desmama, você vai caprichar na comida para esse animal externar todo o potencial que ele tem de ganho de peso”, aprovou.

O zootecnista também apoiou o uso do Braford nas vacas Nelore seja como cruzamento terminal e também para aproveitar as fêmeas como matrizes. “Vai muito bem então o Braford na sua F1 e também na Nelore vai muito bem. Faz um animal 11/16 zebuíno de altíssima qualidade, que vai também ter um pelo muito curto. O Braford na Nelore vai ter um pelo muito curto, vai ser uma ótima matriz”, recomendou.

É recomendado cruzar fêmeas F1 Santa Gertrudis x Nelore com Red Angus no Nordeste?

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o quadro ‘Zadra Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Veja a edição completa deste quadro Zadra Responde no vídeo a seguir:

 

Foto: Boi Braford em F1 Angus (fazenda em Nova Andradina-MS) – Reprodução / Crossbreeding.com.br

Sair da versão mobile