Conforme revelou ao Giro do Boi o pecuarista Edmilson, de criador de gado Jersey leiteiro no município de Marquinho-PR, ele está preocupado com o desfrute de seu rebanho. “Li uma matéria sobre vacas Jersey não produzirem leite. Pouco leite, no caso. Tenho umas fêmeas Jersey de primeira cria que mal deram leite para tratar o bezerro. Minha pergunta é se caso eu faça inseminação na segunda cria, elas podem aumentar a produção”, questionou.
Em seguida, a pergunta recebeu atenção do zootecnista Guilherme Marquez, gerente nacional de produto leite da Alta Genetics no programa desta terça, 04. Segundo o especialista, a raça é especialista em produzir leite, inclusive para produtos lácteos de “ótima qualidade” pela quantidade de sólidos.
No entanto, para atingir o potencial do gado Jersey leiteiro, Marquez sustentou que deve haver um equilíbrio entre nutrição, sanidade e genética. “A gente não pode falar mal de uma raça porque talvez a gente possa estar errando em alguns desses três pontos”, salientou.
De acordo com Marquez, as vacas do gado Jersey leiteiro podem produzir até 20 kg de leite por dia, muito acima da média nacional. “Então se eu pudesse te dar um conselho, eu buscaria um touro Jersey com muito leite na sua prova. A gente consegue ver isso nas provas do Jersey hoje”, indicou.
Além disso, o zootecnista aconselhou que o produtor verifique as condições nutricionais do rebanho. “Se ela está muito bem posicionada no teor de proteína, por exemplo. Também em como está a parte sanitária desse rebanho e como você está conduzindo o período de transição. Ou seja, aquele pré-parto e o pós-parto”, reforçou.
Em síntese, Marquez orientou que o criador busque por touros que tiveram bom desempenho nas provas genéticas. “Foque nos reprodutores que você possa ter muito PTA Leite […]. E olhe nutrição e sanidade”, constatou.
ENVIE A SUA PERGUNTA
Assim como o telespectador acima, você também pode ser sua dúvida sobre cruzamento para gado de leite atendida. Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
Por fim, assista a resposta completa pelo vídeo a seguir: