Por que é importante você sentir orgulho da sua fazenda?

Consultor explicou a correlação entre o orgulho da propriedade o resultado financeiro para o pecuarista. “Não pare até você ter orgulho”, recomendou Antônio Chaker

O zootecnista Antonio Chaker, mestre em produção animal e diretor do Inttegra, afirmou que a pergunta mais reveladora sobre o lucro de uma fazenda é: você sente orgulho dela? “Perceba o poder dessa pergunta”, frisou Chaker.

“Eu não estou tratando apenas do orgulho próprio. Na verdade, quando pergunto se você tem orgulho é pra avaliar se você tem orgulho do seu pasto. […] Você tem orgulho do seu manejo? […] Você olha pra qualidade da genética do teu gado, você responderia que você tem orgulho? […] Sua cerca, sua aguada, vai olhar para o seu curral… você tem orgulho do teu curral?”, continuou Chaker.

“Você vai olhar pra tua equipe, o teu tratorista, pro teu peão, teu capataz… Você tem orgulho deles? E o mais importante aqui: quando você analisar o resultado que a sua fazenda entregou, o lucro líquido final a geração de caixa, você tem orgulho da tua geração de caixa? Então quando você se pergunta se você tem orgulho – e aí eu poderia usar todo o tempo das minhas dicas aqui pra falar sobre outras questões, como orgulho de controle, orgulho da gestão, orgulho do acesso, orgulho de estradas, orgulho das casa de funcionários, orgulho do uniforme, e aí nós faríamos assim perguntas sobre todos os aspectos – mas mais importante é essa pergunta para você se fazer. Do que que você tem orgulho e do que você não tem orgulho na sua propriedade?”, refletiu o consultor.

Chaker revelou uma das formas para saber se o pecuarista sente orgulho de verdade da fazenda. “Sabe quando você for levar alguém que é conhecido, conhecedor da atividade pecuária? Como você vai se sentir, com orgulho do teu resultado, orgulho do teu processo? Veja bem, não adianta muito eu ter orgulho da minha cerca, da minha água, do meu gado e não ter orgulho do meu lucro. Então, no fim das contas, eu preciso ter muito orgulho das minhas atividades”, indicou.

“Não precisa chamar todos os consultores do Brasil pra vir na fazenda ver o que eu estou fazendo de errado aí. Você e seu funcionário andem pela fazenda ou pelo retiro a cavalo e vão debatendo do que vocês têm e do que vocês não têm orgulho e a resposta para esta pergunta, muito simples e poderosa, vai determinar aonde você vai colocar todo o teu foco de trabalho. É um diagnóstico fácil, rápido e maravilhoso e que, naturalmente, exige muita humildade pra que você tenha uma resposta produtiva na tomada de decisão. […] E aqui eu quero deixar uma mensagem pra você: não pare até você ter orgulho!”, encerrou Chaker.

Veja a edição completa do quadro Dicas do Chaker:

Sair da versão mobile