O quadro Giro do Boi Responde, desta terça-feira, 9, tirou a dúvida enviada pelo pecuarista João Carlos, de Minas Gerais, sobre o manejo de inseminação na vacada. Ele perguntou se é possível inseminar a fêmea sem a aplicação de prostaglandina, que é um indutor de ovulação em vacas de corte submetidas a técnica de inseminação artificial em tempo fixo (IATF).
Para o zootecnista Rafael Cassiolato, especialista em reprodução bovina, é possível, sim, inseminar a vacada sem o uso deste produto, especialmente quando se adota efetivamente um protocolo de IATF na fazenda.
“O ideal é utilizar os protocolos de IATF pois podemos sincronizar o cio dos animais, inseminando o maior número de animais ao mesmo tempo e, assim, não só aplicando a prostaglandina”, diz Cassiolato.
Para ele, o uso da prostaglandina só é válido em animais que estão ciclando, por isso, dependendo do momento, a ferramenta não é muito interessante para o criador.
Confira no vídeo abaixo a resposta na íntegra:
Tem dúvidas? Mande sua pergunta
Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta sobre inseminação artificial e demais dúvidas que você tiver na lida no campo. Mande pelo link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.