Plantas daninhas no pasto: calagem e adubação diminuem a infestação?

Confira a resposta da doutora em zootecnia Janaína Martuscello sobre manejo de plantas forrageiras

A calagem e a adubação diminuem a infestação de plantas daninhas no pasto? A dúvida foi um dos destaques do quadro Giro do Boi Responde desta quarta-feira, 10.

A pergunta veio do pecuarista e telespectador Bruno Lima, do município de Santa Teresa (PI).

A resposta ficou por conta da doutora em zootecnia Janaína Martuscello, integrante do time de especialistas do maior programa de gestão de fazendas do País, o Fazenda Nota 10.

A especialista foi categórica. Sim, a calagem e a adubação no solo podem diminuir consideravelmente a infestação de plantas daninhas (invasoras) pela pastagem.

“Essas plantas invasoras são oportunistas e aparecem quando damos alguns critérios de oportunidade”, diz Martuscello.

Quais são os critérios de oportunidade para as plantas daninhas?

Para chegar aos pastos os critérios de oportunidade são áreas de cultivares de pastagens mal manejadas, com alta lotação e com baixa fertilidade.

“O solo que vem sendo usado durante muitos anos sem que haja a reposição de nutrientes favorece o desenvolvimento dessas plantas invasoras”, diz a especialista.

Recomendação para manejo das plantas daninhas

A recomendação para o manejo das plantas daninhas deve começar a partir de um manejo integrado.

Este manejo integrado depende de uma análise de solo para que possam ser feitas as recomendações de adubação necessárias para a área e para a exigência do capim.

“Esse manejo integrado é que vai trazer os resultados em relação a diminuição da infestação de plantas invasoras”, diz Martuscello.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.

Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Sair da versão mobile