Pirajuí-SP capacita pecuaristas e quer deixar estigma de “viúva do café” no passado

Com participação de 60% do agro na economia e 2º maior rebanho bovino da região, SRB e prefeitura lançam projeto de extensão rural para produtores familiares

Nesta segunda, 16, a pecuarista e diretora do departamento de pecuária da Sociedade Rural Brasileira, Teka Vendramini, apresentou ao Giro do Boi um projeto lançado em parceria entre a Prefeitura Municipal de Pirajuí, interior do estado de São Paulo, e a própria SRB para capacitar pequenos pecuaristas da cidade. “Nós estamos começando aqui em Pirajuí uma extensão rural para pequenos produtores. Isto foi uma ideia da Sociedade Rural Brasileira, e aí a gente parece que vai achando os parceiros. […] Havia uma necessidade aqui em Pirajuí e nós estamos juntos com o conselho rural”, resumiu Teka.

“Para nós é motivo de alegria e satisfação ter vocês aqui como parceiros, acreditando no nosso projeto, e nós fazendo parte de tudo aquilo que o Brasil deveria ter começado antes, […] a reconstrução do Brasil, assim nós fazemos na cidade, a reconstrução de Pirajuí. Nós temos aqui mais de 60% da nossa economia voltada para a agricultura e a grande maioria de pequeno produtor. Nessa extensão rural nós estamos tentando em todas as culturas e agora a pecuária também é forte aqui no município”, declarou o prefeito César Henrique da Cunha Fiala.

Segundo Fiala, Pirajuí tem o segundo maior rebanho de sua região, atrás somente de Promissão-SP. “Pirajuí tem potencial muito grande para o rural. Nós somos a ‘viúva do café’ e nós estamos lutando para ganhar nome no mercado e também para valorizar a cidade junto com a agricultura”, acrescentou.

“Um projeto tão importante, projeto de extensão rural, […] e vem casar com a necessidade do produtor. A gente sabe que o pequeno produtor precisa muito, ele é muito responsável por grande parte do PIB do agronegócio” comentou a pesquisadora do Instituto de Zootecnia de São Paulo Renata Blanco. “A gente hoje vai colocar os produtores para pensar um pouquinho, vamos fazer questionamentos para eles enxergarem o que estão fazendo, eu quero saber se eles estão sorrindo com a arroba alta ou se eles estão chorando, se eles estão muito tristes. Porque quem se preparou, quem se capacitou, se organizou está colhendo os frutos. A gente espera que consiga contribuir para que quem não se organizou venha colher os frutos rápido, que o pecuarista entenda que o que ele está recebendo hoje começou há três anos, precisa fazer a lição de casa, entender que as vacas que estão entrando em monta hoje produzirão os bezerros, os animais que ele vai vender daqui a três anos”, relacionou.

“Nós fizemos um levantamento aqui no nosso município e vimos que 60% dos nossos produtores, dos pecuaristas, são pequenos pecuaristas. E nosso município tem bastante gado, mas todos rebanhos pequenininhos. […] Eu sei que eles têm dificuldade de ir em busca de tecnologias, em ir em cursos, de ir longe porque tem muitos serviços, então pensamos em trazer os palestrantes para cá para ficar mais fácil o acesso. Pequenas mudanças podem trazer grandes benefícios”, argumentou a pecuarista Érica Banwart.

Veja mais detalhes do projeto de extensão rural de Pirajuí-SP no vídeo abaixo:

 

Foto: Reprodução / Prefeitura Municipal de Pirajuí-SP

Sair da versão mobile