
A pecuária do Piauí completa um ano desde o reconhecimento oficial como área livre de febre aftosa sem vacinação e os resultados já são sentidos no mercado.
Segundo dados do governo estadual, o trânsito de bovinos para outros estados cresceu 24% entre 2023 e 2024, impulsionado pela confiança sanitária alcançada com o novo status.
Somente no último ano, mais de 500 mil cabeças de gado foram movimentadas a partir do estado – um aumento de 10% em comparação com o período anterior. A Bahia aparece como o principal destino dos animais, recebendo mais de 40 mil cabeças.
Efetivo bovino aumenta com status sanitário
Com a valorização da atividade pecuária, o número de animais criados também teve alta significativa. O rebanho estadual cresceu 16,6% em menos de dois anos, saltando de 1,8 milhão em 2023 para 2,1 milhões de cabeças em 2025.
Esse crescimento é reflexo direto da melhora na confiança do mercado, da maior abertura comercial e de investimentos na cadeia produtiva, incentivados pela isenção da vacinação obrigatória.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Impacto positivo para a economia e o produtor
A conquista do status de área livre sem vacinação, com reconhecimento nacional pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), abriu novas oportunidades para os pecuaristas piauienses.
Além da redução de custos com imunização, a facilidade no trânsito interestadual atraiu a atenção de novos compradores e reforçou o papel do Piauí como fornecedor estratégico de gado.
O estado avança também nas ações de vigilância ativa e controle sanitário, mantendo os padrões exigidos para garantir a continuidade do status e, futuramente, buscar o reconhecimento internacional.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.