Pesquisador da Embrapa relembra história do 1º manual de boas práticas agropecuárias

Publicado pela 1ª vez em 2005, manual está em sua 6ª edição e conta com mais de 100 orientações de sustentabilidade e manejo

Nesta quinta, 09, o Giro do Boi levou ao ar mais um episódio da série Embrapa em Ação, com conteúdos originados na sede do Centro Nacional de Pesquisa em Gado de Corte, ou Embrapa Gado de Corte em Campo Grande-MS.

Em conversa com a equipe de reportagem do programa, o pesquisador Ezequiel do Valle relembrou a história do primeiro Manual de Boas Práticas Agropecuárias publicado pela empresa de pesquisa, cujos trabalhos começaram em 2003 e foram concluídos em 2005. “Esse trabalho começou em 2003 aqui em Mato Grosso do Sul, na Câmara Setorial da Bovinocultura de Corte. Na ocasião nós tínhamos 28 entidades que compunham essa câmara setorial e surgiu em 2005 o primeiro Manual de Boas Práticas Agropecuárias”, contou do Valle.

A princípio focado para as práticas agropecuárias do MS, o manual ganhou a colaboração de pesquisadores de outras entidades e, em 2007, com nova edição aperfeiçoada, passou a contemplar a pecuária nacional.

Agora já em sua sexta edição, o manual de BPA conta ao todo com 101 itens que orientam os produtores a respeito de questões como o tripé sustentável (social, ambiental, econômico) e manejo do gado propriamente dito, como sanidade, reprodução, nutrição, confinamento, pastagens, entre outros.

Os conteúdos do manual podem ser acessados pelo site especial da Embrapa contendo todas as normas das BPA:

+ Programa Boas Práticas Agropecuárias da Embrapa: acesse o manual digital

No vídeo abaixo, confira mais detalhes na entrevista completa com Ezequiel do Valle:

Sair da versão mobile