Lançada em 2020, a Plataforma Pecuária Transparente – sistema de inteligência do Friboi que serve para assegurar o atendimento dos produtores quanto à política de compra responsável da companhia – está intensificando esforços para eliminar passivos jurídicos dos pecuaristas parceiros e integrar a cadeia produtiva.
Uma das iniciativas que reforçam o compromisso pela sustentabilidade foi a criação dos Escritórios Verdes. O tema foi abordado no Giro do Boi desta sexta, dia 10, em entrevistas com a engenheira agrônoma Liège Correia, diretora de sustentabilidade da companhia, e com o zootecnista Fábio Dias, diretor da área de relacionamento com pecuaristas.
“Acho que a gente está tomando uma atitude bem importante, que é um movimento em direção à cadeia como um todo. A sustentabilidade não é mais questão interna do Friboi […]. A gente tem que olhar realmente em toda a nossa área de atuação”, avaliou Fábio Dias.
“A questão da sustentabilidade está super presente em todo fazendeiro. […] É muito mais um desafio de comunicação, transparência e reporte mesmo para a sociedade do que mudar os sistemas de produção. Eu acho que a gente tem um sistema vitorioso. O Brasil especial é um país onde se produz demais por hectare, duas, três safras, integração com pecuária, baixo carbono. O crescimento dessas propostas é uma revolução que está acontecendo daqui para o mundo, mas a gente tem que comunicar. Esse é o desafio”, completou o zootecnista.
“A gente desenvolveu ao longo de dez anos uma estratégia de monitoramento de fornecedores. O que a gente colocou ali (Plataforma Pecuária Transparente), sem custo para todos os produtores, é a possibilidade de eles fazerem a verificação de seus fornecedores com a mesma tecnologia. Ela foi toda embarcada numa plataforma protegida com a tecnologia de blockchain, quer dizer, absolutamente segura, e a gente convida qualquer produtor. Se ele está bloqueado, ele não precisa vir até o Friboi, ele pode fazer por ali mesmo, pode fazer a verificação de fornecedores de bezerros dele, de outras fazendas dele mesmo, da família […] e saber se ele tem algum problema. […] Então ele pode usar a ferramenta Pecuária Transparente. Qualquer produtor pode fazer isso”, informou Fábio Dias.
+ Acesse aqui a Plataforma Pecuária Transparente e faça seu cadastro
Ao passo que a Plataforma Pecuária Transparente servirá para validar todas essas qualidades do trabalho do produtor, os Escritórios Verdes têm a função de facilitar a adesão das propriedades a todas as exigências dos mercados consumidores da carne bovina brasileira.
“São treze Escritórios Verdes, dez no bioma Amazônia e três no Cerrado, com possibilidade de expansão, inclusive”, projetou Liège. “A gente está ali para ajudar com dúvidas, regularização ambiental, passivos ambientais… É uma instrução. A gente tem mais de 40 consultorias já vinculadas a esses Escritórios Verdes, cujo objetivo é ajudar e orientar o produtor na regularização ambiental. É justamente esse o ponto de virada, o objetivo não é bloquear o fornecedor, é trazer ele para o negócio. A gente não quer deixar de comprar desse produtor, a gente quer ajudar na regularização para que ele possa continuar fornecendo para frigoríficos como o Friboi, que têm trabalhando essa agenda de monitoramento do desmatamento”, afirmou a diretora de sustentabilidade do Friboi.
+ Confira aqui os endereços dos Escritórios Verdes em todo o País
“A palavra de ordem é inclusão mesmo. […] O que a gente está fazendo agora é um movimento muito importante, muito significativo de regularização das fazendas. Então se a gente encontrar uma fazenda, qualquer fornecedor, que pretenda vender ou que tenha um problema entre os seus fornecedores, que são os indiretos do Friboi, e quer quer levar aos Escritórios Verdes, […] esses escritórios atendem qualquer fábrica”, reforçou Fábio Dias.
Os diretores da companhia salientaram também que mesmo nas fábricas onde não há um Escritório Verde, os produtores podem entrar em contato com a companhia pelo telefone (11) 9 9479 6255 ou pelo e-mail escritorioverde@friboi.com.br para acessar o serviço.
“Nenhuma fábrica está desassistida. Ali é somente o ponto físico onde os escritórios estão. Por exemplo, o escritório de São Miguel do Guaporé vai atender Vilhena. O de Porto Velho vai atender Pimenta Bueno. Não tem dificuldade para fazer isso e é assim que está a instrução e os resultados já são muito encorajadores. Já foram mais de 600 regularizações feitas, mais de 600 fazendas que a gente já regularizou”, quantificou o zootecnista.
“Se você tem a fazenda e, por alguma razão, não consegue fornecer para o Friboi, procure um Escritório Verde, não só no bioma Amazônia, no Cerrado, nos demais biomas também. Se está aqui perto de São Paulo, em Minas, na Bahia, procure um Escritório Verde, procure o Friboi ou o site da Plataforma Pecuária Transparente para a gente entender, fazer um diagnóstico de qual é a irregularidade da fazenda e poder ajudar na regularização”, estimulou Liège.
“Para resumir do jeito mais fácil, é como quando a gente tem que fazer alguma regularização do documento do carro e você vai ao despachante. O Escritório Verde é um perfeito despachante. Você chegou lá, ele te dá a dica. […] Se o negócio é fácil, ele resolve ali na hora mesmo. Então não deixem de usar a Plataforma Pecuária Transparente e os Escritórios Verdes”, complementou Fábio Dias.
Confira mais detalhes das entrevistas com Fábio Dias e Liège Correia pelo vídeo a seguir: