Pecuaristas estão mais capacitados para investir, afirma CEO da Noxon

Empresário contou história e detalhou atuação da “caçula” entre empresas do setor, que com 18 anos de fundação já desempenha papel de gente grande na área de saúde animal

Com sede da fábrica localizada em Cravinhos, na região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, a Noxon Saúde Animal completou recentemente 18 anos de fundação. E o espírito jovem da companhia, criada em 2003, contribui para a empresa oferecer inovações ao mercado nacional e internacional de pequenos, médios e, principalmente, grandes animais. Nesta quinta-feira, dia 12, o empresário Cláudio Floriano, CEO companhia, falou sobre a história e a atuação da Noxon.

“18 anos no nosso mercado de saúde animal é praticamente um bebê”, comparou Floriano. “Dentro do ramo de saúde animal, talvez a Noxon seja a empresa mais nova que nós temos. […] Com quase toda certeza, nós somos hoje o caçulinha da turma”, confirmou.

A juventude da empresa, conforme destacou o CEO, combina com a modernidade de suas instalações. Em sua entrevista, Floriano, que administra a companhia junto ao seu irmão, explicou a relação. “Nós somos irmãos gêmeos, inclusive, e somos sócios. E a Noxon nasceu há 18 anos lá em Cravinhos. Nós estamos na Rodovia Anhanguera, que é uma região bem pertinho de Ribeirão Preto. […] A indústria existe há 18 anos sempre com o propósito de inovação. Nós conhecíamos um pouco do mercado de saúde animal, nós tínhamos uma distribuidora e nós entendíamos que no mercado, naquele momento, era importante a gente levar aos pecuaristas, aos produtores, alguns produtos inovadores”, contextualizou.

“A gente entende que uma molécula nova hoje no mercado de saúde animal é uma realidade muito distante da indústria nacional e até da indústria multinacional. […] Nós entendemos que era um mercado que a gente tinha que inovar com o que já havia existente. Por isso nós procuramos, claro, os grandes centros de pesquisas, as grandes universidades, e nós utilizamos as moléculas existentes, fazendo algumas associações inéditas e sempre buscando veículos, solventes em que esses produtos são elaborados, que ajudassem a potencializar e a melhorar o efeito e o tempo da eficácia dessas moléculas. Então nós nascemos com esse conceito, é o que está em nosso DNA, a inovação sempre, a busca por produtos novos, mas com o que é possível, o que tem e existe hoje no mercado de saúde”, detalhou.

A busca pela inovação já deixou um legado importante dentro da Noxon: um portfólio robusto voltado para solucionar os principais problemas de ordem sanitária. “São 40 produtos, claro, e isso não para. Nós estamos constantemente lançando novos produtos, nós temos, claro, outras linhas de antibióticos, linhas de promotores, de estimulantes. A a grande base de desenvolvimento de produtos da Noxon, quando veio ao mercado e se desenvolveu, sempre foi o controle de endo e ectoparasitas. Hoje a linha é muito mais completa, mas o início das atividades foi nesse segmento”, recordou Floriano.

Além da linha de produtos para ruminantes, a companhia desenvolveu soluções também para pequenos animais, a linha pet, e também para animais médios e de produção, como aves e suínos. “Nós complementamos primeiramente o portfólio de grandes animais e agora entramos (em outras categorias), talvez de maneira pequena e modesta, porque o desenvolvimento de uma produto não acontece da noite para o dia. […] Da ideia de um produto até ele estar na ponta, nós temos uma questão regulatória muito difícil no Brasil hoje, mas leva-se sete a oito anos. Então a linha pet vem acontecendo, nós estamos inovando também nos produtos para pequenos animais”, apontou.

A consolidação no mercado nacional, conforme lembrou o executivo, abriu porteiras para os produtos fora do Brasil. “Hoje nós temos um mercado nacional, claro, o nosso principal mercado, o brasileiro, de mais de 200 milhões de cabeças de gado, mas nós já estamos também atuando em toda a América Latina e parte da África, exportando tecnologia”, celebrou.

A modernidade das instalações da Noxon no Brasil fez com que a empresa se tornasse uma referência em tecnologia aplicada à linha de produção. “Como nós temos uma fábrica moderna e produtiva, algumas empresas buscam as nossas fábricas, as nossas plantas de produção, para fabricarem os produtos delas. Eles deixam, por exemplo, a parte tecnológica sob a nossa responsabilidade e cuidam da parte comercial, e isso acaba sendo normal no mercado de saúde”, contou Floriano. “É importante a gente ter essas parcerias, é o ganha-ganha. Essas empresas são multinacionais e nos trazem conhecimento também. É importante, nós trocamos essas informações, porque o mundo inteiro hoje é muito conectado. Então a gente ter essa informação e essas empresas nos procurando, é motivo também de bastante orgulho para a gente”, aprovou.

Floriano reconheceu em sua entrevista o momento positivo por que passa o agro brasileiro mesmo em meio a uma crise pandêmica. “Nós trabalhamos dobrado e o produtor, nesse momento atual, está sendo mais bem valorizado, haja visto o preço que se aplicava numa arroba de boi há um ano e meio, dois anos, e mais que dobrou hoje. E isso é mais que justo. Nós levamos comida para a mesa de todas as pessoas. Isso é muito importante porque os pecuaristas, os produtores, passaram a investir mais e hoje eles estão mais capacitados para poder fazer o investimento na pecuária, nos seus animais. Com o preço da arroba melhor, eles investem mais e essa sanidade, talvez, venha melhorando bastante” analisou.

+ Pecuarista terá cenário favorável para investir em produtividade até 2025

O executivo informou aonde os pecuaristas podem encontrar as soluções da empresa para a sua propriedade. “Nós temos uma equipe comercial hoje no Brasil inteiro, todos eles veterinários, zootecnistas, que atendem desde o produtor lá na ponta, eles fazem essa visita, vão levantar o problema que os fazendeiros têm, levar soluções e, além disso, nossos produtos estão nas lojas do Brasil inteiro, em todas as agropecuárias, nas boas lojas, distribuidoras, para que o pecuarista encontre e tenha acesso a esta tecnologia”, assegurou. “A Noxon é uma empresa extremamente aberta e quem quiser fazer contato com a gente, basta acessar o nosso site. Por lá tem todas as linhas de contato conforme o interesse do pecuarista. Estamos sempre à disposição!”, afirmou.

+ Acesse aqui o portal da Noxon Saúde Animal

Pelo vídeo a seguir é possível assistir a entrevista completa com o CEO da Noxon Saúde Animal, Cláudio Floriano:

Sair da versão mobile