Na terça-feira, dia 23, a JBS anunciou por meio de pronunciamento oficial de seus executivos o lançamento do Programa Juntos pela Amazônia, um conjunto de ações voltadas para a sustentabilidade do bioma.
Entre as ações está a criação da Plataforma Pecuária Transparente, sistema de inteligência que fará o monitoramento de todos os elos da cadeia produtiva da pecuária de corte até 2025, incluindo os fornecedores indiretos da matéria prima, como criadores de bezerros, assegurando que todos estejam em conformidade com a legislação brasileira e a política de compras da companhia. Será criado também, a partir de um aporte inicial da própria companhia, um fundo de investimentos de até R$ 1 bilhão, a serem destinados para ações sustentáveis na Amazônia.
Nesta quarta-feira, 24, Renato Costa, presidente da Friboi, divisão de carnes de companhia, falou ao Giro do Boi sobre o programa. “Dentro da JBS, é um assunto que já vem sendo conduzido há mais de dez anos. Mas realmente agora nós colocamos como uma mudança de patamar – a mudança de patamar da pecuária brasileira”, classificou Costa.
Costa destacou ainda que dentro do conjunto de ações, o pecuarista será protagonista da Plataforma Pecuária Transparente, que servirá para identificar e analisar a conformidade das propriedades que comercializam bezerros para os fornecedores diretos da companhia. A implantação do sistema será concluída até 2025 e sua implementação será dividida em quatro fases: desenvolvimento, operacionalização, expansão e adesão obrigatória.
“É uma plataforma inclusiva. Nós não fazemos nada sozinhos. O principal ator deste processo é o produtor rural, então temos tem que contar com a adesão dele por tudo isso que eu coloquei: conquista de mercados e continuar com uma pecuária crescente”, esclareceu.
O executivo fez um convite ao pecuarista brasileiro com propriedade Bioma Amazônico para edição especial do Giro do Boi na próxima segunda-feira, dia 28, às 7h (horário de Brasília) em o próprio Renato Costa e o diretor de sustentabilidade da companhia, Márcio Nappo, estarão à disposição para responder dúvidas que cheguem até a produção do programa.
+ Envie aqui a sua dúvida sobre a Plataforma Pecuária Transparente ou o programa Juntos pela Amazônia
“De ontem para hoje, surgiram muitas dúvidas, questionamentos, que são naturais e fazem parte do processo. Por isso nós vamos fazer um programa exclusivo para tirar as dúvidas e entender qual é a proposta da Plataforma Pecuária Transparente, as demais iniciativas do programa Juntos pela Amazônia, do próprio Fundo pela Amazônia. […] Vamos dedicar este programa para o ator principal deste negócio, que é o produtor. Então tirem as suas dúvidas, mandem as perguntas, vamos entrar nos detalhes de cada passo desta iniciativa que nós propusemos. É merecedor a gente integrar o pecuarista porque com ele entendendo, com certeza será parceiro para mudar esta imagem do Brasil. Para continuar agregando valor, temos que continuar abrindo mercados, temos que estar trabalhando junto. Essa é a principal mensagem. É o trabalho de parceria e engajamento”, concluiu Costa.
Confira a entrevista completa com Renato Costa pelo link a seguir:
Foto ilustrativa: Reprodução / Embrapa