Pecuarista do Pará aumentou produtividade em 90% com limpeza de pasto

“A gente teve um controle superior a 80% (das plantas daninhas), eliminou toda aquela matocompetição”, disse agrônomo que acompanhou o manejo

Nesta quinta, 11, o engenheiro agrônomo Gabriel Azevedo Lopes, da empresa Gabriel Azevedo Lopes & Cia, representante comercial da linha de pastagem da Corteva Agriscience, trouxe exemplo de incremento de produtividade de um pecuarista de Paragominas por meio da limpeza de pasto.

“É uma área que nós utilizamos tecnologia XT aqui no município de Paragominas e você pode ver, pela foto, (veja na imagem abaixo) que era uma área que estava bem infestada, bem degradada. Com a ajuda da tecnologia XT, a gente conseguiu incremento de 89% na produtividade, então a gente vem desenvolvendo esse trabalho justamente para ajudar o pecuarista a ser mais produtivo”, revelou Gabriel.

“A gente teve um controle superior a 80% (das plantas daninhas), eliminou toda aquela matocompetição, aquela competição por nutrientes. Então além de eliminar a planta daninha, você vai disponibilizar mais nutrientes, ter um capim mais nutritivo e, consequentemente, seu gado vai ganhar mais peso e você vai aumentar a lotação”, esclareceu o especialista.

“Parece que jogou adubo”, diz agrônomo sobre pasto sem plantas daninhas

O agrônomo explicou qual é a janela de aplicação de herbicida dentro da região em que atuação no Pará. “Aqui a gente uma incidência maior de chuva e a gente tem um calendário um pouquinho diferente do resto do Brasil. As nossas chuvas começam aqui na região (Paragominas) em dezembro e vão até agora, nesse mês de junho. E um pouco ali para cima, na região de Castanhal, ela prolonga até setembro. Então aqui na região a gente tem um período curto de seca”, informou.

O regime de chuvas e o clima quente acabam criando um bom ambiente para o pasto e para as plantas daninhas, mas também prolongam esta janela de aplicação de herbicidas que fazem este controle, conforme explicou o especialista.

Por que a época das águas é a ideal para controlar as plantas daninhas?

Devo roçar as plantas daninhas no meu pasto antes de aplicar o herbicida?

Por que plantas daninhas no pasto podem ser apenas a “ponta do iceberg”?

O contato do agrônomo para o pecuarista que tem dúvidas a respeito do controle de plantas daninhas em pastagens por ser feito pelo telefone (94) 9 9292 7561.

Veja a participação completa de Gabriel Azevedo Lopes pelo vídeo a seguir:

 

Sair da versão mobile