É a época certa de controlar planta daninha em pastagem no Ceará, confirmou o engenheiro agrônomo Antônio Max Souza Ferro, da Maxagro Consultoria e Representações, representante comercial da linha de pastagem da Corteva Agriscience, em entrevista ao Giro do Boi desta quarta, dia 07.
De acordo com o especialista, que atende pecuaristas nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, o atraso do início do período chuvoso na região abriu uma janela de aplicação de herbicida um pouco maior.
+ Como saber se já é hora de aplicar o defensivo foliar no meu pasto?
“Esse ano as chuvas atrasaram um pouco aqui no estado do Ceará e começou a chover já no final de janeiro para o início de fevereiro. Então nós temos chuvas agora. O estado do Ceará tem um fluxo bom de chuva, mas a questão aqui, e também de várias outras regiões do país, é a distribuição das chuvas. Mas em termos de volume é muito bom, chove até o mês de maio. É a época certa para o pecuarista fazer o controle das ervas daninhas. Devido a esse atraso, nós vamos estender mais um pouco, puxar até o mês de maio (o período indicado para aplicar herbicida), quando o pecuarista consegue fazer todo o seu controle aproveitando esse período […] porque depois vem um período seco em que a gente não consegue mais fazer o controle”, comentou Ferro.
+ Por que a época das águas é a ideal para controlar as plantas daninhas?
“É a época certa de controlar”, frisou o agrônomo. “Os períodos de chuva do Ceará se iniciam em outubro, quando tem uma chuva que é conhecida como a ‘chuva do caju’. Depois acontece um veranico nos meses de novembro e dezembro e as chuvas recomeçam em janeiro, seguindo até o final do mês de abril. Só que nesse ano, ela começou a cair já no final de janeiro, vem até ocorrendo alguns veranicos, mas a gente consegue estender até o mês de maio”, ponderou.
+ Devo aplicar herbicida quando a planta daninha está brotando no pasto?
Max destacou que entre as opções de herbicidas a serem utilizados pelo pecuarista está o mais recente lançamento da companhia, o Ultra-S. “O produto Ultra-S entrega um melhor resultado em plantas anuais, bianuais e herbáceas. Dentro de uma mesma área de aplicação, ele consegue controlar mais ervas daninhas do que os outros herbicidas existentes no mercado, é um produto sustentável, menor na dose e maior no rendimento. São todos esses parâmetros que eu ressalto do produto para o pecuarista, não só do Ceará, como do Brasil”, sustentou.
“Fazendo um levantamento da área, aplicando o produto correto no momento certo, sem sombra de dúvida terá um excelente resultado”, afirmou.
ultra-s
+ Veja recomendações de uso e janela de aplicação dos novos herbicidas Ultra-S
O agrônomo também recomendou onde o pecuarista cearense encontra o produtos da linha no estado. “Nosso distribuidor para todo o estado do Ceará é a Verde Vale Irrigação. A sede fica na cidade de Barbalha, no sentido para Juazeiro do Norte. Ela é a distribuidora de toda a linha da Corteva, não só Ultra-s, como o XT e, em breve, o XT-S. É uma empresa do Grupo Camarotti que conta com uma equipe totalmente treinada, qualificada, atendendo todo o estado do ceará. Eles são distribuidores do Tordon Ultra-s, […] cujo uso é de 50% da dose do Tordon tradicional. […] Então se antes o pecuarista trabalhava em uma área com três litros por hectare, com o Tordon Ultra-S você trabalha 1,5 litro por hectare, entregando o mesmo resultado satisfatório”, comparou.
+ Herbicida mais consistente no combate a daninhas de difícil controle será lançado em abril
+ Série ‘Meu Pasto Extraordinário’ reúne casos de sucesso no controle de plantas daninhas
Max também deixou o próprio telefone à disposição para casos de pecuaristas com dúvidas sobre o controle de plantas daninhas no estado do Ceará. O pode ser feito pelo (81) 9 8173 8171.
+ Boa relação ‘arroba x herbicida’ incentiva controle de plantas daninhas no pasto
+ Conheça as principais plantas daninhas do Nordeste e como controlá-las
+ Em fazenda de PE, produção de capim aumentou quase 3x com uso de novo herbicida
+ Decidindo na hora certa, pecuarista recupera pasto com 50% do custo da reforma
Confira no vídeo a seguir a entrevista completa com Max Ferro: