Pecuarista desponta com mais 55% de rendimento de carcaça em seu gado

O Giro do Dia apresentou os bons resultados da família Fernandes no interior de Rondônia

O quadro Giro do Dia desta segunda-feira, 30, trouxe a história de sucesso da família Fernandes, dona da fazenda WRD, no interior do Estado de Rondônia. A produção de gado de corte da propriedade supera 55% de rendimento de carcaça.

O originador Matheus Roz, da unidade da Friboi de Rolim de Moura (RO), visitou a propriedade. Ele conversou com o médico veterinário da fazenda, Vitor Hugo, que cuida do manejo nutricional dos animais.

“Hoje a fazenda faz a recria e engorda. Assim que os animais chegam, fazemos a formação de lotes por peso. A distância de peso entre os lotes é de 50 quilos”, diz Vitor.

Equipe da fazenda WRD. Foto: Matheus Roz

A fazenda vem se especializando na terminação intensiva a pasto (TIP), através de um sistema cada vez mais eficiente de nutrição para garantir bons resultados na hora do abate dos animais.

“Começamos a tratar o rebanho com proteinado de duas gramas por quilograma de peso vivo desses animais, e aí eles vão na sua recria toda. Chegando, lá no final, a gente trabalha com a TIP e trabalhamos uma suplementação de 1% a 2% do peso vivo”, diz Vitor.

Os resultados estão surpreendendo. A terminação dos animais é em cerca de 20 meses, com um padrão peso de animais de 21 arrobas, segundo o médico veterinário. O mais importante é levar um gado para o abate com rendimento de carcaça acima de 55%. Vitor lembra de lotes que chegaram a 56,2% de rendimento.

Confira no link abaixo os destaques do trabalho da fazenda:

 

Sair da versão mobile